A poesia no real

Autores

  • Nuno Júdice Universidade Nova de Lisboa

Palavras-chave:

poema, voz, sujeito, subjectividade

Resumo

O artigo desenvolve o papel do sujeito no poema, funcionando como uma presença que dá figura à voz poética. No entanto, distingue-se esse sujeito do Autor, ser real, partindo da lição da heteronímia pessoana. Finalmente, é o lugar do poema como objecto que absorve os elementos subjectivos dessa voz, inscrevendo na linguagem o Eu do poema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nuno Júdice, Universidade Nova de Lisboa

Professor Associado da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Doutor em Literaturas Românicas Comparadas com uma tese sobre «O espaço do conto no texto medieval». Tem livros de ensaio sobre literatura portuguesa e artigos de crítica e teoria literária em jornias e revistas. Publicou recentemente uma edição crítica dos «Infortúnios trágicos da Constante Florinda» de Gaspar Pires Rebelo (Teorema 2005) e um livro de ensaio sobre poesia «A viagem das palavras», Colibri, 2005). Também poeta, sua obra reúne cerca de trinta títulos, constituindo uma das vozes literárias mais representativas no panorama cultural português contemporâneo.

Downloads

Publicado

2005-07-19

Como Citar

Júdice, N. (2005). A poesia no real. Gragoatá, 10(18). Recuperado de https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33284

Edição

Seção

Artigos de Linguagem