Os recursos anisocrônicos e seus efeitos de sentido em "Último capítulo"
Palavras-chave:
Machado de Assis, contos, efeitos de sentidoResumo
No presente trabalho procuramos observar como os procedimentos temporais atuam na produção de sentidos no discurso machadiano. Para a realização do estudo, analisamos o conto "Último capítulo", do livro História sem data, de Machado de Assis. Definido o texto, estabelecemos um percurso teórico com fontes distintas na expectativa de observarmos os componentes temporais em termos de investimentos retóricos que implicam em efeitos de sentidos na organização textual. O principal objetivo, da pesquisa, foi o de verificar como os elementos temporais são explorados retoricamente em função de ganhos poéticos e na produção de uma maior ambigüidade no plano de significação.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
AUTORIZAÇÃO
Autores que publicam em Gragoatá concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Gragoatá.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Gragoatá.
A Gragoatá utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição CC BY 4.0 Internacional.