Os recursos anisocrônicos e seus efeitos de sentido em "Último capítulo"

Autores

  • Patrícia Alves Cardoso UEMG

Palavras-chave:

Machado de Assis, contos, efeitos de sentido

Resumo

No presente trabalho procuramos observar como os procedimentos temporais atuam na produção de sentidos no discurso machadiano. Para a realização do estudo, analisamos o conto "Último capítulo", do livro História sem data, de Machado de Assis. Definido o texto, estabelecemos um percurso teórico com fontes distintas na expectativa de observarmos os componentes temporais em termos de investimentos retóricos que implicam em efeitos de sentidos na organização textual. O principal objetivo, da pesquisa, foi o de verificar como os elementos temporais são explorados retoricamente em função de ganhos poéticos e na produção de uma maior ambigüidade no plano de significação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Alves Cardoso, UEMG

Professora da Fundação Educacional de Ituiutaba, Campus Fundacional da Universidade do Estado de Minas Gerais. Mestre em Teoria da Literatura, pela UNESP e Doutoranda também pela UNESP, campus de São José do Rio Preto/SP.

Downloads

Publicado

2005-07-19

Como Citar

Cardoso, P. A. (2005). Os recursos anisocrônicos e seus efeitos de sentido em "Último capítulo". Gragoatá, 10(18). Recuperado de https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33286

Edição

Seção

Artigos de Linguagem