Como dar razão a Jean Genet. Jacques Derrida leitor do texto literário

Autores

  • Marcos Siscar UNESP - São José do Rio Preto

Palavras-chave:

Jacques Derrida, Jean Genet, crítica literária, desconstrução, mimesis

Resumo

O trabalho analisa os gestos metodológicos da leitura que Jacques Derrida faz da obra de Jean Genet, em Glas (1974). Destacando as repressões e resistências da crítica francesa tradicional em relação à obra de Genet, Derrida sugere que a problemática surgida com a leitura do autor esclarece impasses que são os da própria Teoria da Literatura. Como tratar de um objeto que se define por meio da "traição" à idéia de literatura, do abuso da crença na literatura? Como "dar razão" a Jean Genet, sem traí-lo e sem trair-se? Para Derrida, não se trata de submeter nem de mimetizar o literário, mas de responder a seu "acontecimento", à cena contrariante de seu descompasso com a origem. Por isso, a análise da retórica de Glas é uma contrapartida necessária para se compreender a leitura derridiana da obra de Genet e de aspectos específicos da Teoria da Literatura (relação com a mimesis, relação com o corpo).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Siscar, UNESP - São José do Rio Preto

Professor de Teoria da Literatura na UNESP - São José do Rio Preto e pesquisador do CNPq. Publicou, entre outros, Jacques Derrida: Rhétorique et Philosophie (L'Harmattan, 1998). Organizou e traduziu, com Paula Glenadel, A Rosa das Línguas, de Michel Deguy (Cosac & Naify / 7 Letras, 2004).

Downloads

Publicado

2005-07-19

Como Citar

Siscar, M. (2005). Como dar razão a Jean Genet. Jacques Derrida leitor do texto literário. Gragoatá, 10(18). Recuperado de https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33287

Edição

Seção

Artigos de Linguagem