Diálogos da resistência: imaginação, escritura e subjetividade em Sartre

Autores

  • Deise Quintiliano Pereira UERJ

Palavras-chave:

Jean-Paul Sartre, imaginação, escritura, resistência

Resumo

Da consciência imaginativa à consciência engajada do escritor Jean-Paul Sartre inscreve-se uma continuidade que pode ser apreendida por intermédio de uma leitura que traga à luz as relações dialógicas entre subjetividade e alteridade, o indivíduo e a coletividade. Tais relações, que se emaranham nas teias do processo de escritura sartriano, implicam uma forma de resistência e de denúncia dos mecanismos silenciosos que definem o conceito de "má-fé".

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Deise Quintiliano Pereira, UERJ

Professora Adjunta de Letras Francesas da UERJ; Doutora em Letras Neolatinas pela UFRJ/EHESS; representante oficial do GES (Grupo de Estudos Sartrianos) no Brasil, possui inúmeros artigos publicados em Revistas especializadas de circulação nacional e internacional, com temas que enfocam o conjunto de textos sartrianos, analisados sob diversos prismas e ainda as relações entre literatura e filosofia, literaturas contemporâneas modernas, literatura comparada, com ênfase em escritores franceses, e Teoria da Literatura. Ê a autora do livro Sartre: philía e autobiografia, publicado pela Editora DP&A/FAPERJ, no Rio de Janeiro, em 2005.

Downloads

Publicado

2005-07-19

Como Citar

Pereira, D. Q. (2005). Diálogos da resistência: imaginação, escritura e subjetividade em Sartre. Gragoatá, 10(18). Recuperado de https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33288

Edição

Seção

Artigos de Linguagem