Memória espacial e deslocamento em "O caminho de San Giovanni", de Ítalo Calvino

Autores

  • Sheila Dias Maciel Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Palavras-chave:

memória, espaço, deslocamento, Ítalo Calvino

Resumo

O conto "O caminho de San Giovanni", de Ítalo Calvino, foi publicado em obra homônima, composta por cinco textos apresentados como exercícios de memória. Apesar da classificação, o conto não se dissocia de outras obras calvinianas consideradas como não-confessionais em que a espacialidade também aparece como estratégia memorialista. O espaço do conto, labirinticamente construído, e percorrido por um sujeito narrativo que se desloca entre o retorno impossível e o trilhamento do passado; a reconstrução do caminho até San Giovanni e a divergência espacial com o pai.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sheila Dias Maciel, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Possui graduação em Letras Bacharelado e Licenciatura em Português e Literaturas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), especialização em Teoria da Literatura pela UERJ (1993) mestrado em Letras Teoria da Literatura Sjrp pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995) e doutorado em Letras Teoria da Literatura Sjrp pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001). Atualmente é professora associado nível 1 da Universidade Federal de Mato Grosso e já orientou dez dissertações de mestrado nos programas de Estudos Literários da UFMS e da UFMT. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Autobiográfica, atuando principalmente nos seguintes temas: memória, diário e autobiografia.

Downloads

Publicado

2005-12-19

Como Citar

Maciel, S. D. (2005). Memória espacial e deslocamento em "O caminho de San Giovanni", de Ítalo Calvino. Gragoatá, 9(17). Recuperado de https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33325

Edição

Seção

Artigos de Literatura