RELAÇÕES ENTRE LINGUAGEM POÉTICA E VISUAL: NOTAS SOBRE A POESIA DE ROBERTO ECHAVARREN

Autores

  • Antonio Andrade UFF

Palavras-chave:

poesia, subjetividade, visualidade.

Resumo

Este ensaio é um exercício de leitura da poesia do uruguaio Roberto Echavarren, a partir do qual busco observar algumas relações entre linguagem poética e visual. Investigando tais relações, pretendo compreender como a poesia dialoga criticamente com a vida cultural contemporânea, marcada por um processo de alienação que se intensifica cada vez mais através da proliferação de imagens midiáticas. Por isso também me parece interessante, através dessa leitura, a possibilidade de aprofundar aspectos da poesia neobarroca hispano-americana, vista que ela configura uma forma de visualidade convulsionada que evidencia tensões características da saciedade atual. Desse modo, meu trabalho é uma tentativa de estimular o debate sobre a obra desse poeta, assim como sabre outras vozes da produção poética latino-americana, cuja circulação em nosso meio literário e cultural ainda é bastante pequena.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Andrade, UFF

Mestrando em Literatura Brasileira e Teorias da Literatura do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal Fluminense, publicou os seguintes ensaios: "A palavra pede silêncio" (em A palavra silenciada. Niterói: Vício de Leitura, 2001.), "Poesia e psicose" (em Cadernos de Letras da UFF, n. 25, 2002.) e "Poesia e visualidade em Roberto Echavarren" (São Paulo: Zunái ; revista eletrônica, n. 2, 2003).

Downloads

Publicado

2004-07-07

Como Citar

Andrade, A. (2004). RELAÇÕES ENTRE LINGUAGEM POÉTICA E VISUAL: NOTAS SOBRE A POESIA DE ROBERTO ECHAVARREN. Gragoatá, 9(16). Recuperado de https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33335

Edição

Seção

Artigos de Linguagem