IMAGENS CRESPUSCULARES: COLUMBANO E RAUL BRANDÃO NO PORTUGAL FINISSECULAR OITOCENTISTA

Autores

  • Jorge Valentim UFRJ

Palavras-chave:

pintura, ficção, diálogo intersemiótico, fim-de-século português.

Resumo

Uma visão da arte do fim-de-século português: do declínio do Naturalismo ao despontar do Decadentismo. A pintura de Columbano e a ficção de Raul Brandão como casos tutelares do cenário português finissecular. Cores e sons na composição das cenas da vila/vida crepuscular. Antero de Quental e Húmus: diálogos intersemióticos na composição das imagens crepusculares portuguesas.

Downloads

Biografia do Autor

  • Jorge Valentim, UFRJ
    Doutor em Literatura Portuguesa pela UFRJ e professor desta disciplina na mesma instituição, é autor de ensaios sobre Literaturas africanas e portuguesa, publicados no Brasil, em Angola e em Portugal. Tem formação superior em Música, também pela UFRJ, e vem desenvolvendo estudos na área intersemiótica e interdisciplinar, interessados especialmente nas relações da Literatura com outras manifestações artísticas, sobretudo com a Música.

Downloads

Publicado

2004-07-07

Edição

Seção

Artigos de Linguagem

Como Citar

IMAGENS CRESPUSCULARES: COLUMBANO E RAUL BRANDÃO NO PORTUGAL FINISSECULAR OITOCENTISTA. (2004). Gragoatá, 9(16). https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33336