SHOAH: CATÁSTROFE E REPRESENTAÇÃO

Autores

  • Arthur Nestrovski PUC-SP

Palavras-chave:

holocausto, Celan, Lanzmann, representação.

Resumo

A partir de uma análise do filme Shoah, de Claude Lanzmann, em contraponto com alguns exemplos da poesia de Paul Celan, o ensaio reflete sobre modos problemáticos da representação na cultura contemporânea. Para muitos artistas contemporâneos, a negação da representação será a única forma de não trair uma experiência que demanda e ao mesmo tempo resiste à interpretação. O estudo dessas vertentes nos leva a um território conflituoso, situado entre a arte e a história.

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Biografia do Autor

Arthur Nestrovski, PUC-SP

Professor titular no Programa de Pós-graduação em Comunicação e Semiótica da PUC / SP, com doutorado em Literatura e Música pela Universidade de Iowa, é autor de Ironias da modernidade (São Paulo: Ática, 1996), Notas musicais (São Paulo: Publifolha, 2000) e Palavra e sombra (São Paulo: Cosac & Naify, 2004), e organizador de Figuras do Brasil (São Paulo: Publifolha, 2001) e Música popular brasileira hoje (São Paulo: Publifolha, 2002). Escreveu também seis livros para crianças; entre eles, Bichos que existem e bichos que não existem (São Paulo: Cosac & Naify, 2002), Prêmio jabuti da Câmara Brasileira do Livro, em duas categorias: Melhor Livro Infantil e Livro do Ano/Ficção.

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Publicado

2004-07-07

Como Citar

Nestrovski, A. (2004). SHOAH: CATÁSTROFE E REPRESENTAÇÃO. Gragoatá, 9(16). Recuperado de https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33337

Edição

Seção

Artigos de Linguagem