O EXCESSO COMO PESTE DA LINGUAGEM: A LITERATURA COMO ANTÍDOTO? (LINGUAGENS, TECNOLOGIAS, SUPERABUNDÂNCIA DE IMAGENS)
Palavras-chave:
superabundância de imagens, Italo Calvino, Ricardo Piglia.Resumo
Toma-se como ponto de partida a instalação Cidade de São Sebastião: uma viagem através dos tempos e espaços do Rio de Janeiro, do videomaker Marcello Dantas (1996), para apreender as relações entre tecnologias e superabundância de imagens, relações geradoras da saturação da informação. Busca-se associar esse excesso ao que Italo Calvino denominou "peste da linguagem" e que Ricardo Piglia liga à "obscuridade deliberada da linguagem convertida em território ocupado", fenômenos em relação aos quais a literatura deveria funcionar como uma espécie de antídoto. Os dois escritores discutem, assim, valores da literatura e da linguagem, que marcam suas propostas para este milênio.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
AUTORIZAÇÃO
Autores que publicam em Gragoatá concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Gragoatá.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Gragoatá.
A Gragoatá utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição CC BY 4.0 Internacional.