SCHNITZLER, KUBRICK, FREUD: LITERATURA, CINEMA E PSICANÁLISE
Palavras-chave:
interdisciplinaridade, psicanálise, cinema, romance.Resumo
O presente trabalho aborda Breve romance de sonho (1926), de Arthur Schnitzler (1862- 1931), e sua adaptação cinematográfica, De olhos bem fechados (1999), de Stanley Kubrick (1928-1999), apoiado principalmente em quatro textos de Sigmund Freud (1856- 1939): A interpretação dos sonhos (1899) e as três "Contribuições a psicologia do amor" (1910, 1912, 1917). Resulta dessa abordagem a constatação de proposições freudianas nos personagens principais (masculino e feminino) e, como conclusão, identificam-se processos psíquicos bastante específicos nestes e uma aproximação entre as obras mesmo em suas divergências.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
AUTORIZAÇÃO
Autores que publicam em Gragoatá concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Gragoatá.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Gragoatá.
A Gragoatá utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição CC BY 4.0 Internacional.