SE POUCO SE DIZ SOBRE O SOM, QUEM FALA SOBRE O SILÊNCIO NOS FILMES?
Palavras-chave:
cinema, silêncio, linguagem.Resumo
Dentro do pouco explorado campo do som no cinema, acha-se uma questão quase inaudita: o silêncio pode ser entendido como parte integrante da matéria sonora de um filme? Valorizado por vários ramos do conhecimento no decorrer do século XX, o silêncio também foi reconhecido pela teoria cinematográfica, por alguns poucos autores, sem muito alarde, como portador de um discurso nos filmes. Partindo do pressuposto de que silêncio não é mera ausência de significação, que, ao contrário, o silêncio também significa, sendo parte integrante de um discurso, podem-se reconhecer e analisar silêncios nos filmes, entendendo-os como tendo sua importância nas respectivas narrativas, participando da construção sonora tanto quanto vozes, ruídos e músicas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
AUTORIZAÇÃO
Autores que publicam em Gragoatá concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Gragoatá.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Gragoatá.
A Gragoatá utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição CC BY 4.0 Internacional.