AS IMAGENS DO REALISMO MÁGICO

Autores

  • Karl Erik Schollhammer Universidade de Aarhus / PUC-Rio

Palavras-chave:

imagem e texto, teoria viajante, representação.

Resumo

O ensaio mapeia a história do conceito de realismo mágico, desde sua formulação no livro Nach-expressionismus, Magischer Realismus: Probleme die Neuesten Europäischen Malerei, de Franz Roh, até sua divulgação nos debates sobre a literatura latino-americana do Boom. Trata-se de uma teoria viajante que de modo exemplar confronta o domínio visual das artes plásticas com o domínio literário, na tentativa de definir uma aproximação representativa da realidade moderna.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karl Erik Schollhammer, Universidade de Aarhus / PUC-Rio

Doutor em Semiótica pela Universidade de Aarhus (Dinamarca), é professor associado de Literatura Comparada e Teoria da Literatura da PUC-Rio e pesquisador do CNPq. Entre suas publicações mais recentes figuram os seguintes volumes, de que é colaborador e co-organizador: As linguagens da violência (Rio de Janeiro: Rocco, 2000), Literatura e cultura (Rio de Janeiro: Ed. PUC: Loyola, 2003), Literatura e mídia (Rio de Janeiro: Ed. PUC: Loyola, 2002).

Downloads

Publicado

2004-07-07

Como Citar

Schollhammer, K. E. (2004). AS IMAGENS DO REALISMO MÁGICO. Gragoatá, 9(16). Recuperado de https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33342

Edição

Seção

Artigos de Linguagem