AUTORIA, LEITURA E BIBLIOTECAS NO MUNDO DIGITAL

Autores

  • José Luís Jobim UERJ / UFF

Palavras-chave:

novas tecnologias, processo de leitura, direitos autorais, propriedade intelectual.

Resumo

Este artigo trata do status da autoria e da leitura no mundo digital, analisando a impacto não somente das novas tecnologias, mas também dos novos quadros de referência legais para escritores e leitores. Novas tecnologias trazem consigo novas questões legais, que, por sua vez, geram novas respostas tecnológicas. O surgimento dos Sistemas de Proteção e Gestão de Direitos Autorais (Copyright Protection and Management Systems) é uma resposta às necessidades dos detentores de direitos autorais, mas está se tornando um problema para o usuário em geral, que quer ter acesso a softwares, bancos de dados, textos etc. Procuraremos mostrar que o arcabouço legal para esta situação e basicamente norte-americano, em função de o governo dos Estados Unidos ter tido amplo sucesso em impor seu ponto de vista na Organização Mundial de Propriedade Intelectual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Luís Jobim, UERJ / UFF

Doutor em Teoria da Literatura pela UFRJ, com pós-doutorado na Universidade de Stanford, é professor titular de Teoria da Literatura na UERJ e professor adjunto da mesma disciplina na UFF, exercendo atualmente o cargo de diretor do Instituto de Letras da UERJ. Entre suas principais publicações figuram o livro Formas da teoria (2.ed. Rio de Janeiro: Caetés, 2003) e os seguintes volumes, de que é o organizador: Palavras da crítica (Rio de Janeiro: Imago, 1992), Introdução ao romantismo (Rio de Janeiro: Eduerj, 1999), Introdução aos termos literários (Rio de Janeiro: Eduerj, 1999) e A biblioteca de Machado de Assis (Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Letras / Topbooks, 2001).

Downloads

Publicado

2004-07-07

Como Citar

Jobim, J. L. (2004). AUTORIA, LEITURA E BIBLIOTECAS NO MUNDO DIGITAL. Gragoatá, 9(16). Recuperado de https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33345

Edição

Seção

Artigos de Linguagem