CORES E LUZES DA TF1: AS TENSÕES DO ESTILO CROMÁTICO

Autores

  • Jacques Fontanille Universidade de Limoges

Palavras-chave:

televisão, dimensão plástica, estilo visual, semiótica visual.

Resumo

O artigo analisa o estilo visual da rede de televisão francesa TF1, por meio da observação dos efeitos de cor, luz e matéria. Após identificar procedimentos plásticos que geram valores semânticos estáveis e constantes, em meio à diversidade temática e à dispersão estrutural da programação, o autor aborda a enunciação televisiva, que instala os regimes de crença e assegura a estabilização icônica das relações entre os planos da expressão e do conteúdo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jacques Fontanille, Universidade de Limoges

Professor da Faculdade de Letras e Ciências Humanas da Universidade de Limoges, onde dirige o instituto de pesquisa Sciences de l'Homme et de la Societé, é diretor do Seminário Intersemiótico de Paris e presidente da Associação Francesa de Semiótica. Publicou inúmeros livros e artigos, e é redator-chefe da coleção Nouveaux actes sémiotiques, publicada pela Universidade de Limoges. No Brasil, publicou, em co-autoria com A. J. Greimas, Semiótica das paixões (São Paulo: Ática, 1993), e, em co-autoria com C. Zilberberg, Tensão e significação (São Paulo: Humanitas, 2001).

Downloads

Publicado

2004-07-07

Como Citar

Fontanille, J. (2004). CORES E LUZES DA TF1: AS TENSÕES DO ESTILO CROMÁTICO. Gragoatá, 9(16). Recuperado de https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33346

Edição

Seção

Artigos de Linguagem