A SEMANA DE ARTE MODERNA DE 1922 E O MODERNISMO BRASILEIRO: ATUALIZAÇÃO CULTURAL E “PRIMITIVISMO” ARTÍSTICO

Autores

  • Evando Batista Nascimento Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Letras

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v20i39.33354

Palavras-chave:

Semana de 22, Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Antropofagia, Primitivismo

Resumo

Noventa anos depois da Semana de Arte Moderna de 1922, ocorrida em São Paulo, este texto discute suas relações com as vanguardas europeias, bem como alguns de seus desdobramentos. São destacados o projeto estético e o projeto político que orientaram o modernismo brasileiro. Finalmente, expõe-se o vínculo entre uma das vertentes do movimento modernista, a Antropofagia, e o “primitivismo” estético e cultural europeu, em movimentos como Fauvismo e Dada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Evando Batista Nascimento, Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Letras

Evando Nascinento, professor adjunto da Universidade Federal de Juiz de Fora, doutor em Ciência da Literatura pela UFRJ, é autor de diversos livros, entre os quais: Derrida e a Literatura (edUFF) e Clarice Lispector: Uma Literatura Pensante (Civilização Brasileira). Já realizou palaestras e minstrou cursos em várias universidades nacionais e internacionias: USP, UFMG, Université de Paris, Universidade de Manchester.

 

 

Downloads

Publicado

2015-12-29

Como Citar

Nascimento, E. B. (2015). A SEMANA DE ARTE MODERNA DE 1922 E O MODERNISMO BRASILEIRO: ATUALIZAÇÃO CULTURAL E “PRIMITIVISMO” ARTÍSTICO. Gragoatá, 20(39). https://doi.org/10.22409/gragoata.v20i39.33354

Edição

Seção

Artigos de Literatura