A SEMANA DE ARTE MODERNA DE 1922 E O MODERNISMO BRASILEIRO: ATUALIZAÇÃO CULTURAL E “PRIMITIVISMO” ARTÍSTICO
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:
https://doi.org/10.22409/gragoata.v20i39.33354Mots-clés:
Semana de 22, Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Antropofagia, PrimitivismoRésumé
Noventa anos depois da Semana de Arte Moderna de 1922, ocorrida em São Paulo, este texto discute suas relações com as vanguardas europeias, bem como alguns de seus desdobramentos. São destacados o projeto estético e o projeto político que orientaram o modernismo brasileiro. Finalmente, expõe-se o vínculo entre uma das vertentes do movimento modernista, a Antropofagia, e o “primitivismo” estético e cultural europeu, em movimentos como Fauvismo e Dada.
##plugins.generic.usageStats.downloads##
##submission.downloads##
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
AUTORIZAÇÃO
Autores que publicam em Gragoatá concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Gragoatá.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Gragoatá.
A Gragoatá utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição CC BY 4.0 Internacional.