‘ARS MAIOR’, DONATO: CRITÉRIOS DE ANÁLISE LINGUÍSTICA

Autores

  • Fábio da Silva Fortes Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Marcela Zambolim de Moura IFET/UFJF

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.2016n40a33373

Palavras-chave:

critérios linguísticos, partes da oração, gramática antiga

Resumo

Este artigo pretende analisar o tratamento gramatical dado às partes da oração (partes orationis), na Ars maior de Donato (séc. IV d.C.). É nossa meta avaliar quais critérios são considerados na definição, especificação e ilustração das classes de palavras nessa obra. Defendemos que Donato utiliza não somente o critério “semântico”, como também se vale dos critérios “morfológico” – para distinguir e caracterizar os accidentia –, “sintático” – para indicar o estatuto funcional das classes em relação aos accidentia e às outras classes –, e “fonológico” – para descrever os exemplos e seus padrões de pronúncia.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio da Silva Fortes, Universidade Federal de Juiz de Fora

Graduado em Letras Clássicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2005), Mestre (2008) e Doutor (2012) em Linguística (Estudos Clássicos) pela Universidade Estadual de Campinas e atualmente cursa Doutorado em Filosofia (Filosofia Antiga) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2015-). É Professor Adjunto de Latim e Grego Clássico da Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Letras e Filosofia, com ênfase em Estudos Clássicos, atuando principalmente nos seguintes temas: gramática antiga, Platão e ensino de línguas clássicas.

Marcela Zambolim de Moura, IFET/UFJF

Graduada em Letras - Português/Inglês - (2003-2006) e mestre em Linguística (2007-2009) pela Universidade Federal de Juiz de Fora. É doutoranda em Linguística pela Universidade Federal de Juiz de Fora (início 2013) e professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - IFET, campus Rio Pomba. Tem experiência em Linguística, com os temas Cláusulas Encaixadas Subjetivas, Modalização, Avaliação, Construcionalização gramatical, Abordagem construcional da mudança.

Downloads

Publicado

2016-07-01

Como Citar

Fortes, F. da S., & de Moura, M. Z. (2016). ‘ARS MAIOR’, DONATO: CRITÉRIOS DE ANÁLISE LINGUÍSTICA. Gragoatá, 21(40). https://doi.org/10.22409/gragoata.2016n40a33373

Edição

Seção

Artigos de Linguagem