‘ARS MAIOR’, DONATO: CRITÉRIOS DE ANÁLISE LINGUÍSTICA

Auteurs

  • Fábio da Silva Fortes Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Marcela Zambolim de Moura IFET/UFJF

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:

https://doi.org/10.22409/gragoata.2016n40a33373

Mots-clés:

critérios linguísticos, partes da oração, gramática antiga

Résumé

Este artigo pretende analisar o tratamento gramatical dado às partes da oração (partes orationis), na Ars maior de Donato (séc. IV d.C.). É nossa meta avaliar quais critérios são considerados na definição, especificação e ilustração das classes de palavras nessa obra. Defendemos que Donato utiliza não somente o critério “semântico”, como também se vale dos critérios “morfológico” – para distinguir e caracterizar os accidentia –, “sintático” – para indicar o estatuto funcional das classes em relação aos accidentia e às outras classes –, e “fonológico” – para descrever os exemplos e seus padrões de pronúncia.  

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Bibliographies de l'auteur

Fábio da Silva Fortes, Universidade Federal de Juiz de Fora

Graduado em Letras Clássicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2005), Mestre (2008) e Doutor (2012) em Linguística (Estudos Clássicos) pela Universidade Estadual de Campinas e atualmente cursa Doutorado em Filosofia (Filosofia Antiga) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2015-). É Professor Adjunto de Latim e Grego Clássico da Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Letras e Filosofia, com ênfase em Estudos Clássicos, atuando principalmente nos seguintes temas: gramática antiga, Platão e ensino de línguas clássicas.

Marcela Zambolim de Moura, IFET/UFJF

Graduada em Letras - Português/Inglês - (2003-2006) e mestre em Linguística (2007-2009) pela Universidade Federal de Juiz de Fora. É doutoranda em Linguística pela Universidade Federal de Juiz de Fora (início 2013) e professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - IFET, campus Rio Pomba. Tem experiência em Linguística, com os temas Cláusulas Encaixadas Subjetivas, Modalização, Avaliação, Construcionalização gramatical, Abordagem construcional da mudança.

##submission.downloads##

Publiée

2016-07-01

Numéro

Rubrique

Artigos de Linguagem