Uma ciranda de papel

Autores

  • Telê Porto Ancona Lopez IEB-USP

Palavras-chave:

Correspondência de Mário de Andrade, passiva, ativa e de terceiros, diálogos com escritores, artistas plásticos e músicos.

Resumo

Estudo abordando a série Correspondência de Mário de Andrade do arquivo do escritor, no IEB-USP, apresenta as subséries que a compõem - Correspondência passiva, ativa e de terceiros -, detendo-se em documentos escolhidos para exemplificar as particularidades e a importância de cada uma delas. Focaliza também a presença de diálogos epistolares significativos não apenas para a criação literária do autor de Macunaíma, mas para a prosa, a poesia, as artes plásticas, a música e a cultura brasileira do século XX.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Telê Porto Ancona Lopez, IEB-USP

Professora titular do Instituto de Estudos Brasileiros e da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Publicou: Mariodeandradiando. São Paulo: Hucitec, 1996. Preparadora e organizadora da edição crítica de Macunaíma, de Mário de Andrade. Paris: Coleção Archives, 1996. Preparadora do texto de O turista aprendiz, de Mário de Andrade. São Paulo: Duas Cidades, 1983.

Downloads

Publicado

2005-12-19

Como Citar

Lopez, T. P. A. (2005). Uma ciranda de papel. Gragoatá, 8(15). Recuperado de https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33399

Edição

Seção

Artigos de Literatura