Epistolografia e projeto nacionalista em Mario de Andrade

Autores

  • Marcos Antonio de Moraes USP

Palavras-chave:

Mário de Andrade, epistolografia, modernismo brasileiro, nacionalismo, literatura e pintura modernista.

Resumo

A epistolografia do escritor brasileiro Mário de Andrade (1893-1945), reconhecida atualmente por seu expressivo volume e importante potencial histórico e biográfico, deve ser interpretada como a prática de um projeto pedagógico inserido no ideário modernista. Este ensaio pretende demonstrar os aspectos dessa pedagogia, focalizando nos anos de 1920, o esforço de Mário de Andrade em difundir, por meio de suas cartas, a ideia da necessidade de criação de uma arte nacional de cunho crítico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Antonio de Moraes, USP

Doutor em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo. Professor de Literatura Brasileira na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Membro da Equipe Mario de Andrade do IEB-USP. Publicou: Correspondência Mario de Andrade & Manuel Bandeira. São Paulo: EDUSP-IEB, 2000 (org.9) - Prêmio jabuti 2001. "Tudo está tão bom, tão gostoso ..." Postais a Mário de Andrade (org.) São Paulo: EDUSP /Hucitec, 1993.

Downloads

Publicado

2005-12-19

Como Citar

Moraes, M. A. de. (2005). Epistolografia e projeto nacionalista em Mario de Andrade. Gragoatá, 8(15). Recuperado de https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33403

Edição

Seção

Artigos de Literatura