A PSICANÁLISE DE "UNS BRAÇOS"

Autores

  • Marcos Machado Nunes UFRGS

Palavras-chave:

Assis, Machado de. "Uns braços". Literatura e Psicanálise. Lacan

Resumo

O texto procura demonstrar o modo como o conto "Uns braços", de Machado de Assis, representa o "romance familiar" da psicanálise dando ênfase ao papel da linguagem e do desejo na construção da subjetividade. Tal ênfase permite ao Autor esboçar um paralelo entre a narrativa machadiana e a teoria psicanalítica de Lacan. Corpo e erotismo são, pela mediação da linguagem, inseridos na dinâmica da reprodução das estruturas familiares e dos papeis sociais. Paro a realização de tal leitura, são tomadas como fundamentação teórica as observações de João Alexandre Barbosa quanto a natureza da relação entre o discurso literário e outros discursos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Machado Nunes, UFRGS

Mestre em Literatura Comparada (2001), com a dissertação Apocalipse romântico em "O triunfo da Vida", de P. B. Shelley, e Doutorando na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com um Projeto sobre o sublime no Romantismo brasileiro, intitulado "O sublime tropical".

Downloads

Publicado

2004-06-19

Como Citar

Nunes, M. M. (2004). A PSICANÁLISE DE "UNS BRAÇOS". Gragoatá, 8(14). Recuperado de https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33447

Edição

Seção

Artigos de Linguagem