TRANSCENDÊNCIA E CORPOREIDADE: A EXPERIÊNCIA DE DEUS SEGUNDO ADÉLIA PRADO

Autores

  • Maria Clara Lucchetti Bingemer PUC-Rio

Palavras-chave:

Mística. Sexualidade. Erotismo. Deus. Corporeidade

Resumo

O artigo procura estudar a obra de Adélia Prado, com destaque para seus livros em prosa, a partir da interação entre experiência do divino e do transcendente e corporeidade. A ótica empregada para realizar tal estudo é a da teologia e da espiritualidade. Par isso, o rumo que o artigo toma é a mística adeliana enquanto experiência de ser sexuado e ao mesmo tempo de ser feito para a comunhão com o mistério de Deus. Em sua corporeidade de mulher, as personagens femininas dos romances de Adélia vão experimentando o drama e a grandeza de serem finitas e no entanto feitas para a comunhão com o Transcendente infinito. Através de suas personagens, é a própria autora que narra seu percurso em direção a uma relação com o divino que inclui o próprio corpo e sua capacidade de sofrimento e gozo, em todas as etapas da vida. Começando na maturidade de seus quarenta anos, a corporeidade de Adélia Prado fala em seus livros do desejo do mistério, da sexualidade como meio de a ele aceder e da salvação experimentada pelo ato maior da escrita e da poesia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Clara Lucchetti Bingemer, PUC-Rio

Doutora em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana, de Roma, é Professora Associada do Departamento de Teologia e Coordenadora do Centro Loyola de Fé e Cultura da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Últimas publicações: 1. A mulher na Igreja hoje - a partir e além do Concílio Vaticano II. Revista Eclesiástica Brasileira (REB). Petrópolis, Rio de Janeiro, v. 63, n. 249, p. 23-46, 2003; 2. Abbá: um padre maternal. Estudios Trinitarios, Salamanca, v. 36, p. 69- 102,2002; 3. A experiência de Deus num corpo de mulher. 1. ed. São Paulo: Loyola, 2002. p. 64.; 4. BINGEMER, M. C. L.; FELLER, V. G. Deus Trindade: a vida no coração do mundo. 1. ed. Valencia: Editorial Siquem, 2002. p. 177. ; 5. Edith Stein, profeta do amor inclusivo. In: Profetas e profecias. 1. ed. São Paulo: Edições Loyola: Ed. PUC-Rio, 2002; 6. Faces e interfaces da sacralidade em um mundo secularizado. In: Teologia em dialogo: I Simpósio Teológico Internacional da UNICAP. 1. ed. São Paulo: Paulinas, 2002.

Downloads

Publicado

2004-06-19

Como Citar

Bingemer, M. C. L. (2004). TRANSCENDÊNCIA E CORPOREIDADE: A EXPERIÊNCIA DE DEUS SEGUNDO ADÉLIA PRADO. Gragoatá, 8(14). Recuperado de https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33448

Edição

Seção

Artigos de Linguagem