TRANSCENDÊNCIA E CORPOREIDADE: A EXPERIÊNCIA DE DEUS SEGUNDO ADÉLIA PRADO
Palavras-chave:
Mística. Sexualidade. Erotismo. Deus. CorporeidadeResumo
O artigo procura estudar a obra de Adélia Prado, com destaque para seus livros em prosa, a partir da interação entre experiência do divino e do transcendente e corporeidade. A ótica empregada para realizar tal estudo é a da teologia e da espiritualidade. Par isso, o rumo que o artigo toma é a mística adeliana enquanto experiência de ser sexuado e ao mesmo tempo de ser feito para a comunhão com o mistério de Deus. Em sua corporeidade de mulher, as personagens femininas dos romances de Adélia vão experimentando o drama e a grandeza de serem finitas e no entanto feitas para a comunhão com o Transcendente infinito. Através de suas personagens, é a própria autora que narra seu percurso em direção a uma relação com o divino que inclui o próprio corpo e sua capacidade de sofrimento e gozo, em todas as etapas da vida. Começando na maturidade de seus quarenta anos, a corporeidade de Adélia Prado fala em seus livros do desejo do mistério, da sexualidade como meio de a ele aceder e da salvação experimentada pelo ato maior da escrita e da poesia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
AUTORIZAÇÃO
Autores que publicam em Gragoatá concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Gragoatá.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Gragoatá.
A Gragoatá utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição CC BY 4.0 Internacional.