Cruzando fronteiras: a promoção de direitos com refugiados nas práticas de ensino de línguas

Autores

  • Bruno Deusdará Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Poliana Coeli Costa Arantes Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Décio Rocha Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v22i42.33472

Palavras-chave:

Refugiado. Ensino de Línguas. Discurso. Dispositivo. Política.

Resumo

A partir de uma experiência concreta de acolhimento a refugiados, discutimos sentidos e modalidades de política linguística subjacentes a essa prática. Partimos da noção de prática discursiva (MAINGUENEAU, 1997, 2005), por permitir refletir acerca da produção simultânea entre linguagem e mundo. Na sequência, relacionamos essa experiência com os desafios propostos para o campo da Linguística Aplicada. Como análise, apresentamos um perfil dos encontros de supervisão do trabalho de acolhimento, cuja experiência nos conduz a uma reflexão que ultrapassa os limites do ensino e do linguístico.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22409/gragoata.2017n42a885

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Biografia do Autor

Bruno Deusdará, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Departamento de Estudos da Linguagem. Programa de Pós-Graduação em Letras (Instituto de Letras/UERJ). Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística (Fac. de Formação de Professores/UERJ).

Poliana Coeli Costa Arantes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Departamento de Línguas Anglo-germânicas. Programa de Pós-Graduação em Letras (Instituto de Letras/UERJ).

Décio Rocha, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Departamento de Estudos da Linguagem. Programa de Pós-Graduação em Letras (Instituto de Letras/UERJ).

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Publicado

2017-07-13

Como Citar

Deusdará, B., Arantes, P. C. C., & Rocha, D. (2017). Cruzando fronteiras: a promoção de direitos com refugiados nas práticas de ensino de línguas. Gragoatá, 22(42), 268-288. https://doi.org/10.22409/gragoata.v22i42.33472