Cruzando fronteiras: a promoção de direitos com refugiados nas práticas de ensino de línguas
DOI:
https://doi.org/10.22409/gragoata.v22i42.33472Palavras-chave:
Refugiado. Ensino de Línguas. Discurso. Dispositivo. Política.Resumo
A partir de uma experiência concreta de acolhimento a refugiados, discutimos sentidos e modalidades de política linguística subjacentes a essa prática. Partimos da noção de prática discursiva (MAINGUENEAU, 1997, 2005), por permitir refletir acerca da produção simultânea entre linguagem e mundo. Na sequência, relacionamos essa experiência com os desafios propostos para o campo da Linguística Aplicada. Como análise, apresentamos um perfil dos encontros de supervisão do trabalho de acolhimento, cuja experiência nos conduz a uma reflexão que ultrapassa os limites do ensino e do linguístico.
---
DOI: http://dx.doi.org/10.22409/gragoata.2017n42a885
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
AUTORIZAÇÃO
Autores que publicam em Gragoatá concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Gragoatá.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Gragoatá.
A Gragoatá utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição CC BY 4.0 Internacional.