Cruzando fronteiras: a promoção de direitos com refugiados nas práticas de ensino de línguas

Auteurs

  • Bruno Deusdará Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Poliana Coeli Costa Arantes Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Décio Rocha Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI :

https://doi.org/10.22409/gragoata.v22i42.33472

Mots-clés :

Refugiado. Ensino de Línguas. Discurso. Dispositivo. Política.

Résumé

A partir de uma experiência concreta de acolhimento a refugiados, discutimos sentidos e modalidades de política linguística subjacentes a essa prática. Partimos da noção de prática discursiva (MAINGUENEAU, 1997, 2005), por permitir refletir acerca da produção simultânea entre linguagem e mundo. Na sequência, relacionamos essa experiência com os desafios propostos para o campo da Linguística Aplicada. Como análise, apresentamos um perfil dos encontros de supervisão do trabalho de acolhimento, cuja experiência nos conduz a uma reflexão que ultrapassa os limites do ensino e do linguístico.

---

 

DOI: http://dx.doi.org/10.22409/gragoata.2017n42a885

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographies des auteurs

  • Bruno Deusdará, Universidade do Estado do Rio de Janeiro
    Departamento de Estudos da Linguagem. Programa de Pós-Graduação em Letras (Instituto de Letras/UERJ). Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística (Fac. de Formação de Professores/UERJ).
  • Poliana Coeli Costa Arantes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro
    Departamento de Línguas Anglo-germânicas. Programa de Pós-Graduação em Letras (Instituto de Letras/UERJ).
  • Décio Rocha, Universidade do Estado do Rio de Janeiro
    Departamento de Estudos da Linguagem. Programa de Pós-Graduação em Letras (Instituto de Letras/UERJ).

Téléchargements

Publiée

2017-07-13

Comment citer

Cruzando fronteiras: a promoção de direitos com refugiados nas práticas de ensino de línguas. (2017). Gragoatá, 22(42), 268-288. https://doi.org/10.22409/gragoata.v22i42.33472