Horizontes formativos, lugares de fala: Antonio Candido e a pedagogia do poema
Palavras-chave:
Antonio Candido, poesia brasileira, Modernismo.Resumo
Este artigo discute a pedagogia do poema em Antonio Candido a partir de um confronto entre suas ideias-mestras e aquelas esposadas por seus desafiantes paulistas da vanguarda concreta nos anos 50 e 60. A posição de Candido é discutida nos marcos de uma análise institucional, tendo em vista contribuir para uma história do pensamento crítico literário universitário no Brasil. O artigo mostra que a poética de Candido é basicamente tradicional e até mesmo classicizante, mas parte sempre de reflexões sobre a modernidade, construindo suas noções sobre esta como forma de resposta ou reação às opções de leitura concretistas e estruturalistas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
AUTORIZAÇÃO
Autores que publicam em Gragoatá concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Gragoatá.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Gragoatá.
A Gragoatá utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição CC BY 4.0 Internacional.