Artimanhas e poesia: o alegre saber da Nuvem Cigana

Autores

  • Fernanda Teixeira de Medeiros UERJ

Palavras-chave:

poesia marginal carioca, Nuvem Cigana, Artimanhas, poética da palavra falada.

Resumo

No universo da poesia marginal carioca dos anos 70, o grupo Nuvem Cigana destacou-se entre outros motivos pelas performances de poesia que inventou e apresentou entre 1975 e 1979. Essas performances, denominadas Artimanhas, são uma importante via de acesso à obra dos poetas integrantes da Nuvem: Chacal, Charles, Ronaldo Santos e Bernardo Vilhena. A partir de um exame de parte do repertório vocalizado nas Artimanhas, constatamos a presença de uma poética da palavra falada em operação, cujo conhecimento é necessário para que se possa apreciar com a devida acuidade crítica não só os textos poéticos mas também o projeto da Nuvem Cigana como um todo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Teixeira de Medeiros, UERJ

Doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense e professora de Literatura Inglesa da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Publicou artigos sobre poesia marginal brasileira, destacando-se "Play it again, Marginais" (1998). Sobre a poesia contemporânea britânica, publicou "A tensão oficial/marginal a partir do British Poetry Revival dos anos 70" (2000). Organizou, com Cláudia Neiva de Matos e Elizabeth Travassos, Ao encontro da palavra cantada: poesia, música e voz (2001).

Downloads

Publicado

2016-10-08

Como Citar

Medeiros, F. T. de. (2016). Artimanhas e poesia: o alegre saber da Nuvem Cigana. Gragoatá, 7(12). Recuperado de https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33535

Edição

Seção

Artigos de Literatura