Artimanhas e poesia: o alegre saber da Nuvem Cigana
Palavras-chave:
poesia marginal carioca, Nuvem Cigana, Artimanhas, poética da palavra falada.Resumo
No universo da poesia marginal carioca dos anos 70, o grupo Nuvem Cigana destacou-se entre outros motivos pelas performances de poesia que inventou e apresentou entre 1975 e 1979. Essas performances, denominadas Artimanhas, são uma importante via de acesso à obra dos poetas integrantes da Nuvem: Chacal, Charles, Ronaldo Santos e Bernardo Vilhena. A partir de um exame de parte do repertório vocalizado nas Artimanhas, constatamos a presença de uma poética da palavra falada em operação, cujo conhecimento é necessário para que se possa apreciar com a devida acuidade crítica não só os textos poéticos mas também o projeto da Nuvem Cigana como um todo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
AUTORIZAÇÃO
Autores que publicam em Gragoatá concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Gragoatá.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Gragoatá.
A Gragoatá utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição CC BY 4.0 Internacional.