O processamento de Nominais Nus em PB: investigando interfaces entre domínios cognitivos
DOI:
https://doi.org/10.22409/gragoata.v23i46.33583Palavras-chave:
Processamento da linguagem. Interfaces. Nominais Nus.Resumo
Este estudo investiga o uso de nominais nus (NNs) por falantes nativos do português brasileiro (PB) do ponto de vista do processamento linguístico. Diferentemente de outras línguas, NNs no PB se apresentam tanto no singular quanto no plural, em posição pré-verbal e pós-verbal e em diferentes contextos sintático-semânticos, de modo que sua ocorrência pode estar ligada a relações não apenas entre domínios intralinguísticos (sintaxe-semântica), mas também entre o domínio linguístico e outros domínios cognitivos (na relação entre sintaxe e discurso/pragmática). Foi realizado um experimento com a tarefa de nomeação de imagem, a fim de eliciar a produção de sentenças contendo NNs em posição pré-verbal com sentido genérico, kind e episódico. Os resultados sugerem que o uso de NNs em PB por falantes monolíngues tende à opcionalidade e são discutidos à luz da Hipótese das Interfaces (SORACE; FILIACI, 2006).
---
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
AUTORIZAÇÃO
Autores que publicam em Gragoatá concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Gragoatá.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Gragoatá.
A Gragoatá utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição CC BY 4.0 Internacional.