O processamento de Nominais Nus em PB: investigando interfaces entre domínios cognitivos

Auteurs

  • Michele Monteiro de Souza Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Cristina Name Universidade Federal de Juiz de Fora

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v23i46.33583

Mots-clés:

Processamento da linguagem. Interfaces. Nominais Nus.

Résumé

Este estudo investiga o uso de nominais nus (NNs) por falantes nativos do português brasileiro (PB) do ponto de vista do processamento linguístico. Diferentemente de outras línguas, NNs no PB se apresentam tanto no singular quanto no plural, em posição pré-verbal e pós-verbal e em diferentes contextos sintático-semânticos, de modo que sua ocorrência pode estar ligada a relações não apenas entre domínios intralinguísticos (sintaxe-semântica), mas também entre o domínio linguístico e outros domínios cognitivos (na relação entre sintaxe e discurso/pragmática). Foi realizado um experimento com a tarefa de nomeação de imagem, a fim de eliciar a produção de sentenças contendo NNs em posição pré-verbal com sentido genérico, kind e episódico. Os resultados sugerem que o uso de NNs em PB por falantes monolíngues tende à opcionalidade e são discutidos à luz da Hipótese das Interfaces (SORACE; FILIACI, 2006).

 

---

DOI: http://dx.doi.org/10.22409/gragoata.2018n46a1143

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Bibliographies de l'auteur

Michele Monteiro de Souza, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Juiz de Fora, pesquisadora no Núcleo de Estudos em Aquisição da Linguagem e Psicolinguística (NEALP) e bolsista de doutorado CAPES.

Cristina Name, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professora Associada ao Departamento de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora, atua no Programa de Pós-Graduação em Linguística, é coordenadora do Núcleo de Estudos em Aquisição da Linguagem e Psicolinguística (NEALP) e Bolsista de Produtividade de Pesquisa do CNPq.

##submission.downloads##

Publiée

2018-08-30

Numéro

Rubrique

Artigos de Linguagem