Espacialidade e processos metonímicos na canção “Querência amada”

Auteurs

  • Odair José Silva dos Santos Universidade de Caxias do Sul
  • Heloísa Pedroso de Moraes Feltes Universidade de Caxias do Sul

DOI :

https://doi.org/10.22409/gragoata.v23i46.33592

Mots-clés :

Espacialidade. Metonímia. Música gaúcha.

Résumé

A cultura gauchesca tem vínculos estreitos com a formação geográfica do Estado do Rio Grande do Sul (RS), e isso é representado, por exemplo, em letras de canções regionais quando as formas geotopológicas (relevo, vegetação e hidrografia) são mencionadas para referir espacialidade. Com base nisso, este artigo tem o objetivo de analisar os vocábulos que designam espacialidade da letra “Querência amada”, ícone de sucesso no tradicionalismo gaúcho e que apresenta como tema os traços do espaço que podem significar afeto e sentido de pertença, enfatizando o papel dos processos de metonimização, baseados em frames de natureza histórica e socioculturais, nas referências espaciais ao e do Rio Grande do Sul.

 

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DOI: http://dx.doi.org/10.22409/gragoata.2018n46a1115

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Biographies des auteurs

  • Odair José Silva dos Santos, Universidade de Caxias do Sul

    Doutor em Letras e Pós-doutorando em Letras e Cultura pela Universidade de Caxias do Sul. Professor EBTT do Instituto Federal de Alagoas.

  • Heloísa Pedroso de Moraes Feltes, Universidade de Caxias do Sul

    Doutora em Linguística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professora titular e Coordenadora dos Programas de Pós-Graduação em Letras e Cultura da Universidade de Caxias do Sul e Doutorado em Letras A. A. UCS/UniRitter.

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Publiée

2018-08-30

Numéro

Rubrique

Artigos de Linguagem

Comment citer

Espacialidade e processos metonímicos na canção “Querência amada”. (2018). Gragoatá, 23(46), 609-631. https://doi.org/10.22409/gragoata.v23i46.33592