Espacialidade e processos metonímicos na canção “Querência amada”

Autores

  • Odair José Silva dos Santos Universidade de Caxias do Sul
  • Heloísa Pedroso de Moraes Feltes Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v23i46.33592

Palavras-chave:

Espacialidade. Metonímia. Música gaúcha.

Resumo

A cultura gauchesca tem vínculos estreitos com a formação geográfica do Estado do Rio Grande do Sul (RS), e isso é representado, por exemplo, em letras de canções regionais quando as formas geotopológicas (relevo, vegetação e hidrografia) são mencionadas para referir espacialidade. Com base nisso, este artigo tem o objetivo de analisar os vocábulos que designam espacialidade da letra “Querência amada”, ícone de sucesso no tradicionalismo gaúcho e que apresenta como tema os traços do espaço que podem significar afeto e sentido de pertença, enfatizando o papel dos processos de metonimização, baseados em frames de natureza histórica e socioculturais, nas referências espaciais ao e do Rio Grande do Sul.

 

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DOI: http://dx.doi.org/10.22409/gragoata.2018n46a1115

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Biografia do Autor

Odair José Silva dos Santos, Universidade de Caxias do Sul

Doutor em Letras e Pós-doutorando em Letras e Cultura pela Universidade de Caxias do Sul. Professor EBTT do Instituto Federal de Alagoas.

Heloísa Pedroso de Moraes Feltes, Universidade de Caxias do Sul

Doutora em Linguística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professora titular e Coordenadora dos Programas de Pós-Graduação em Letras e Cultura da Universidade de Caxias do Sul e Doutorado em Letras A. A. UCS/UniRitter.

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Publicado

2018-08-30

Como Citar

Silva dos Santos, O. J., & Pedroso de Moraes Feltes, H. (2018). Espacialidade e processos metonímicos na canção “Querência amada”. Gragoatá, 23(46), 609-631. https://doi.org/10.22409/gragoata.v23i46.33592

Edição

Seção

Artigos de Linguagem