Estandardização e estandardologia: notas sobre a norma linguística
DOI:
https://doi.org/10.22409/gragoata.v26i54.46422Palavras-chave:
Norma linguística, Norma-padrão, Estandardologia comparada, Sociolinguística.Resumo
Abordamos inicialmente, neste artigo, a questão da norma linguística num viés mais amplo e propositivo, apresentando reflexões e um conjunto de 15 linhas de trabalho que constituem as possibilidades, a análise e as ações sobre a estandardização linguística. Na sequência, desdobramos a modo de introdução a abordagem da estandardologia comparada que, além de reunir as contribuições das diversas correntes da Sociolinguística, é uma aposta para enriquecer o debate que se faz atualmente sobre a elaboração de uma nova norma de referência para o português brasileiro. Também apresentamos um importante referencial teórico e bibliográfico, entre autores nacionais e estrangeiros que têm atuado de forma determinante no exame e na discussão da norma, seja em sentido lato, o da normalidade dos usos da língua, ou em sentido estrito, o da elaboração, codificação e implementação de uma norma tida como padrão/estândar/de referência.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
AUTORIZAÇÃO
Autores que publicam em Gragoatá concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Gragoatá.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Gragoatá.
A Gragoatá utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição CC BY 4.0 Internacional.