Estandardização e estandardologia: notas sobre a norma linguística

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v26i54.46422

Palabras clave:

Norma linguística, Norma-padrão, Estandardologia comparada, Sociolinguística.

Resumen

Abordamos inicialmente, neste artigo, a questão da norma linguística num viés mais amplo e propositivo, apresentando reflexões e um conjunto de 15 linhas de trabalho que constituem as possibilidades, a análise e as ações sobre a estandardização linguística. Na sequência, desdobramos a modo de introdução a abordagem da estandardologia comparada que, além de reunir as contribuições das diversas correntes da Sociolinguística, é uma aposta para enriquecer o debate que se faz atualmente sobre a elaboração de uma nova norma de referência para o português brasileiro. Também apresentamos um importante referencial teórico e bibliográfico, entre autores nacionais e estrangeiros que têm atuado de forma determinante no exame e na discussão da norma, seja em sentido lato, o da normalidade dos usos da língua, ou em sentido estrito, o da elaboração, codificação e implementação de uma norma tida como padrão/estândar/de referência.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Carlos Eduardo Deoclecio, Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) - Campus Vitória Universidade Federal Fluminense (UFF) Universidade de Santiago de Compostela (USC)
    Doutorando em Estudos de Linguagem na Universidade Federal Fluminense (UFF), e em Linguística na Universidade de Santiago de Compostela (USC), com bolsa pelo Programa Capes/PrInt. Tem mestrado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), onde também se graduou em Letras/Português. É professor do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Campus Vitóriaanos, onde atua em disciplinas de Linguística, Língua Portuguesa e Língua Espanhola.
  • Marcos Bagno, Universidade de Brasília (UnB)
    Tem graduação em Letras (Bacharelado em Língua Portuguesa) pela Universidade Federal de Pernambuco (1991), mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (1995) e doutorado em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (2000). É professor Associado do Instituto de Letras da Universidade de Brasília (UnB). É colaborador do Programa de Estudos da Linguagem da Universidade Federal Fluminense (UFF). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Tradução, Sociolinguística e ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: prática de tradução francês/português, ensino de português, sociologia da linguagem, política linguística, gramática tradicional e português brasileiro.

Publicado

2021-02-19

Cómo citar

Estandardização e estandardologia: notas sobre a norma linguística. (2021). Gragoatá, 26(54), 139-162. https://doi.org/10.22409/gragoata.v26i54.46422