Estandardização e estandardologia: notas sobre a norma linguística

Auteurs

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v26i54.46422

Mots-clés:

Norma linguística, Norma-padrão, Estandardologia comparada, Sociolinguística.

Résumé

Abordamos inicialmente, neste artigo, a questão da norma linguística num viés mais amplo e propositivo, apresentando reflexões e um conjunto de 15 linhas de trabalho que constituem as possibilidades, a análise e as ações sobre a estandardização linguística. Na sequência, desdobramos a modo de introdução a abordagem da estandardologia comparada que, além de reunir as contribuições das diversas correntes da Sociolinguística, é uma aposta para enriquecer o debate que se faz atualmente sobre a elaboração de uma nova norma de referência para o português brasileiro. Também apresentamos um importante referencial teórico e bibliográfico, entre autores nacionais e estrangeiros que têm atuado de forma determinante no exame e na discussão da norma, seja em sentido lato, o da normalidade dos usos da língua, ou em sentido estrito, o da elaboração, codificação e implementação de uma norma tida como padrão/estândar/de referência.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Bibliographies de l'auteur

Carlos Eduardo Deoclecio, Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) - Campus Vitória Universidade Federal Fluminense (UFF) Universidade de Santiago de Compostela (USC)

Doutorando em Estudos de Linguagem na Universidade Federal Fluminense (UFF), e em Linguística na Universidade de Santiago de Compostela (USC), com bolsa pelo Programa Capes/PrInt. Tem mestrado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), onde também se graduou em Letras/Português. É professor do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Campus Vitóriaanos, onde atua em disciplinas de Linguística, Língua Portuguesa e Língua Espanhola.

Marcos Bagno, Universidade de Brasília (UnB)

Tem graduação em Letras (Bacharelado em Língua Portuguesa) pela Universidade Federal de Pernambuco (1991), mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (1995) e doutorado em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (2000). É professor Associado do Instituto de Letras da Universidade de Brasília (UnB). É colaborador do Programa de Estudos da Linguagem da Universidade Federal Fluminense (UFF). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Tradução, Sociolinguística e ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: prática de tradução francês/português, ensino de português, sociologia da linguagem, política linguística, gramática tradicional e português brasileiro.

##submission.downloads##

Publiée

2021-02-19