A construção da identidade no discurso acadêmico: o papel da avaliação no discurso de estudantes de literatura estrangeira
Palavras-chave:
discurso acadêmico, avaliação, identidade.Resumo
Neste artigo, ocupamo-nos do processo de construção da identidade no discurso acadêmico mediante análise da produção textual de alunos de literaturas de língua inglesa, restringindo nossa atenção ao fenômeno da avaliação na linguagem. Complementamos a análise textual com levantamento de dados sobre as percepções dos aprendizes sobre os processos sociais em que estão envolvidos, com foco na forma como expressam no seu texto e no seu discurso o sentido que atribuem à sua experiência social. Parte do argumento apresentado nesta pesquisa diz respeito à necessidade de se compreender a escrita acadêmica como um processo complexo de construção da identidade, que se dá mediante resposta ao apelo dos diferentes discursos que circulam no ambiente acadêmico nesta área disciplinar.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
AUTORIZAÇÃO
Autores que publicam em Gragoatá concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Gragoatá.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Gragoatá.
A Gragoatá utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição CC BY 4.0 Internacional.