A construção da identidade no discurso acadêmico: o papel da avaliação no discurso de estudantes de literatura estrangeira

Autores

  • Anna Elizabeth Balocco Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Palavras-chave:

discurso acadêmico, avaliação, identidade.

Resumo

Neste artigo, ocupamo-nos do processo de construção da identidade no discurso acadêmico mediante análise da produção textual de alunos de literaturas de língua inglesa, restringindo nossa atenção ao fenômeno da avaliação na linguagem. Complementamos a análise textual com levantamento de dados sobre as percepções dos aprendizes sobre os processos sociais em que estão envolvidos, com foco na forma como expressam no seu texto e no seu discurso o sentido que atribuem à sua experiência social. Parte do argumento apresentado nesta pesquisa diz respeito à necessidade de se compreender a escrita acadêmica como um processo complexo de construção da identidade, que se dá mediante resposta ao apelo dos diferentes discursos que circulam no ambiente acadêmico nesta área disciplinar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-11-02

Como Citar

Balocco, A. E. (2020). A construção da identidade no discurso acadêmico: o papel da avaliação no discurso de estudantes de literatura estrangeira. Gragoatá, 6(11), 177-192. Recuperado de https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/47029