Discurso, corpo e identidade: masculinidade hegemônica como comunidade imaginada na escola

Autores

  • Luiz Paulo da Moita Lopes Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Palavras-chave:

identidade, discurso, masculinidade, contexto escolar.

Resumo

Ao relatar pesquisa de natureza etnográfica em que se investiga a construção da masculinidade hegemônica em contexto de letramento escolar, este trabalho mostra que tanto o discurso como o corpo têm papel central nessa construção. A análise focaliza duas práticas narrativas privadas entre meninos sobre futebol e sexo e, ao utilizar o construto teórico de posicionamento interacional, indica que o discurso e os práticas reflexivas do corpo como materialidade são constitutivos da masculinidade hegemônica como comunidade imaginada. Ao concluir, ressalta-se que os processos de destradicíonalização típicos da reflexividade intensa que se vive hoje na modernidade tardia, que questionam, entre outros aspectos, a masculinidade hegemônica, não são porte do espaço de letramento escolar estudado. Argumenta-se que isso só será possível se compreendermos as práticas de letramento escolar como eventos sociais em que sentidos sobre quem somos na vida social estão sendo construídos.

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Publicado

2020-11-02

Como Citar

Moita Lopes, L. P. da. (2020). Discurso, corpo e identidade: masculinidade hegemônica como comunidade imaginada na escola. Gragoatá, 6(11), 207-226. Recuperado de https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/47031