Discurso, corpo e identidade: masculinidade hegemônica como comunidade imaginada na escola
Palavras-chave:
identidade, discurso, masculinidade, contexto escolar.Resumo
Ao relatar pesquisa de natureza etnográfica em que se investiga a construção da masculinidade hegemônica em contexto de letramento escolar, este trabalho mostra que tanto o discurso como o corpo têm papel central nessa construção. A análise focaliza duas práticas narrativas privadas entre meninos sobre futebol e sexo e, ao utilizar o construto teórico de posicionamento interacional, indica que o discurso e os práticas reflexivas do corpo como materialidade são constitutivos da masculinidade hegemônica como comunidade imaginada. Ao concluir, ressalta-se que os processos de destradicíonalização típicos da reflexividade intensa que se vive hoje na modernidade tardia, que questionam, entre outros aspectos, a masculinidade hegemônica, não são porte do espaço de letramento escolar estudado. Argumenta-se que isso só será possível se compreendermos as práticas de letramento escolar como eventos sociais em que sentidos sobre quem somos na vida social estão sendo construídos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
AUTORIZAÇÃO
Autores que publicam em Gragoatá concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Gragoatá.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Gragoatá.
A Gragoatá utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição CC BY 4.0 Internacional.