Análise do discurso amoroso em contos ilustrados: uma contribuição para a sociologia das emergências
DOI:
https://doi.org/10.22409/gragoata.v26i56.48923Palavras-chave:
Sociologia das emergências. Corazonar. Semiolinguística. Discurso amoroso. Contos ilustrados.Resumo
Segundo Boaventura de Sousa Santos (2020), as sociologias das ausências e das emergências situam-se no cerne da resistência contra o pensamento hegemônico ocidentalocêntrico a fim de não só identificar as formas por meio das quais são produzidas a não existência, a invisibilidade radical e a irrelevância de grupos sociais oprimidos, mas também de valorizar simbólica e politicamente os saberes das minorias advindos da luta, da experiência, do sofrimento injusto, da corporalidade e do “corazonar”, isto é, da racionalização “quente”, afetiva. Este artigo está direcionado, em particular, para as sociologias das emergências, com a pretensão de contribuir para a instrumentalização de mediadores críticos de leitura, preocupados com a resistência a um imaginário coletivo preconceituoso em relação às minorias sociais. Assim, o objetivo desta reflexão é problematizar o conto ilustrado – bem cultural destinado preferencialmente às crianças em estágio inicial de socialização e, portanto, mais susceptíveis à inculcação de valores –, analisando sua constituição verbo-visual singular em relação ao contrato de comunicação a que se vincula, a fim de avaliar sua potencialidade como recurso para uma pedagogia libertadora. Parte-se do pressuposto de que a configuração híbrida do conto ilustrado permite uma complexa implicitação de sentidos e sentimentos bastante propícia para o tratamento estético de temas relacionados às sociabilidades, sem que se perca a poeticidade, em um movimento aparentemente afinado ao “corazonar” defendido pelas epistemologias do Sul. Para isso, a análise dos contos ilustrados selecionados estará sustentada, prioritariamente, pela Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso, sobretudo naquilo que tange à construção dos imaginários sociodiscursivos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
AUTORIZAÇÃO
Autores que publicam em Gragoatá concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Gragoatá.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Gragoatá.
A Gragoatá utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição CC BY 4.0 Internacional.