Análise do discurso amoroso em contos ilustrados: uma contribuição para a sociologia das emergências

Autores

  • Beatriz Feres UFF

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v26i56.48923

Palavras-chave:

Sociologia das emergências. Corazonar. Semiolinguística. Discurso amoroso. Contos ilustrados.

Resumo

Segundo Boaventura de Sousa Santos (2020), as sociologias das ausências e das emergências situam-se no cerne da resistência contra o pensamento hegemônico ocidentalocêntrico a fim de não só identificar as formas por meio das quais são produzidas a não existência, a invisibilidade radical e a irrelevância de grupos sociais oprimidos, mas também de valorizar simbólica e politicamente os saberes das minorias advindos da luta, da experiência, do sofrimento injusto, da corporalidade e do “corazonar”, isto é, da racionalização “quente”, afetiva. Este artigo está direcionado, em particular, para as sociologias das emergências, com a pretensão de contribuir para a instrumentalização de mediadores críticos de leitura, preocupados com a resistência a um imaginário coletivo preconceituoso em relação às minorias sociais. Assim, o objetivo desta reflexão é problematizar o conto ilustrado – bem cultural destinado preferencialmente às crianças em estágio inicial de socialização e, portanto, mais susceptíveis à inculcação de valores –, analisando sua constituição verbo-visual singular em relação ao contrato de comunicação a que se vincula, a fim de avaliar sua potencialidade como recurso para uma pedagogia libertadora. Parte-se do pressuposto de que a configuração híbrida do conto ilustrado permite uma complexa implicitação de sentidos e sentimentos bastante propícia para o tratamento estético de temas relacionados às sociabilidades, sem que se perca a poeticidade, em um movimento aparentemente afinado ao “corazonar” defendido pelas epistemologias do Sul. Para isso, a análise dos contos ilustrados selecionados estará sustentada, prioritariamente, pela Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso, sobretudo naquilo que tange à construção dos imaginários sociodiscursivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Beatriz Feres, UFF

Doutora (2006) e Mestre (2003) em Letras/Estudos da Linguagem pela Universidade Federal Fluminense. Professora de Língua Portuguesa na UFF, já atuou no Centro Universitário Plinio Leite (UNIPLI) e em escolas do Ensino Fundamental e Médio. Atualmente é coordenadora do Curso de Letras da UFF (Licenciaturas). Está vinculada à linha de pesquisa Estudos Aplicados de Linguagem, do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal Fluminense. Atua também nos cursos de especialização em Língua Portuguesa e em Literatura Infantojuvenil. É membro da comissão editorial de Linguagem em (Re)vista (ISSN1807-6378) e da Revista Eletrônica Litteris (ISSN1983-7429). Já orientou mais de quarenta trabalhos monográficos de conclusão de curso, de especialização e de mestrado. Coordenou o Programa de Iniciação à Docência, vinculado ao Instituto de Letras/UFF. Líder do grupo de pesquisa Leitura, fruição e ensino. Temas de interesse: leitura e ensino; estratégias de compreensão e de interpretação; teoria e análise linguística; iconicidade na semiose poética, literatura infantil e multimodalidade.

Downloads

Publicado

2021-09-29

Como Citar

Feres, B. (2021). Análise do discurso amoroso em contos ilustrados: uma contribuição para a sociologia das emergências. Gragoatá, 26(56), 985-1017. https://doi.org/10.22409/gragoata.v26i56.48923