v. 26 n. 56 (2021): Discurso, Epistemologias do Sul e Pedagogias Decoloniais

					Visualizar v. 26 n. 56 (2021): Discurso, Epistemologias do Sul e Pedagogias Decoloniais

Organizadoras:

Luciana Maria Almeida de Freitasa, Universidade Federal Fluminense, Brasil e Maria Paula Meneses, Universidade de Coimbra, Coimbra, Portugal.

Quadrimestre: set.-dez. 2021.

Publicado: 2021-09-29

Apresentação

  • Discurso, epistemologias do Sul e pedagogias decoloniais

    Luciana Maria Almeida de Freitas, Maria Paula Meneses
    857-875
    DOI: https://doi.org/10.22409/gragoata.v26i56.51600

Artigos

  • De-universalizing the decolonial: between parentheses and falling skies

    Lynn Mario Trindade Menezes de Souza, Ana Paula Martinez Duboc
    876-911
    DOI: https://doi.org/10.22409/gragoata.v26i56.51599
  • In my skin: racial education and post abyssal thinking of black aesthetics

    João Paulo Xavier
    912-934
    DOI: https://doi.org/10.22409/gragoata.v26i56.51598
  • Language education in english as an aditional language in Brazil: overcoming the colonial practices of teaching english as a foreign language

    Ricardo Luiz Teixeira de Almeida
    935-961
    DOI: https://doi.org/10.22409/gragoata.v26i56.49691
  • Educação de saias coloridas: aprender espanhol com mulheres da América Latina

    Marcia Paraquett
    962-984
    DOI: https://doi.org/10.22409/gragoata.v26i56.48706
  • Análise do discurso amoroso em contos ilustrados: uma contribuição para a sociologia das emergências

    Beatriz Feres
    985-1017
    DOI: https://doi.org/10.22409/gragoata.v26i56.48923
  • Etno-histórias nas escolas brasileiras: um caminho de aproximação com os povos indígenas

    Rogério Back, Ana Paula Marques Beato Canato, Marcel Alvaro de Amorim
    1018-1051
    DOI: https://doi.org/10.22409/gragoata.v26i56.49151
  • Por uma educação linguística queer: estranhando conceitos e práticas

    Daniel Mazzaro
    1052-1084
    DOI: https://doi.org/10.22409/gragoata.v26i56.49224
  • Linguagem e arte em contextos interculturais: o potencial epistemológico do Rap para a educação linguística de docentes indígenas em formação superior na Universidade Federal de Goiás

    André Marques do Nascimento
    1085-1114
    DOI: https://doi.org/10.22409/gragoata.v26i56.48918
  • Lócus de enunciação e coletivo mexicano Batallones femeninos: cartografando uma pedagogia decolonial no Sul Global

    Lívia Márcia Tiba Rádis Baptista
    1115-1147
    DOI: https://doi.org/10.22409/gragoata.v26i56.49063
  • Cores e pedagogias do discurso zapatista

    Antonio Andrade, Patricia Araujo Fernandes
    1148-1176
    DOI: https://doi.org/10.22409/gragoata.v26i56.49086
  • Da janela da minha casa: aprendizagens com pedagogias quilombolas por meio de imagens cinematográficas

    Fábio José Paz Rosa
    1177-1206
    DOI: https://doi.org/10.22409/gragoata.v26i56.48910
  • Ensino de literaturas e decolonialidade: por uma educação literária democrática

    Rodrigo Corrêa Martins Machado, Douglas Vinicius Souza Silva
    1207-1240
    DOI: https://doi.org/10.22409/gragoata.v26i56.49166
  • Representações: marcas abissais da in-exclusão em material didático sobre povos indígenas

    Icléia Caires Moreira, Vânia Maria Lescano Guerra
    1241-1272
    DOI: https://doi.org/10.22409/gragoata.v26i56.49056
  • Construindo um currículo decolonial com as vozes do sul: inglês como língua de denúncia contra violações de direitos humanos

    Lesliê Vieira Mulico, Patrícia Helena da Silva Costa
    1273-1311
    DOI: https://doi.org/10.22409/gragoata.v26i56.49087
  • Práticas decoloniais na plataforma educacional CGScholar: subjetificação, ecologia de saberes e o design de textos rizomáticos multimodais

    Souzana Mizan, Rodrigo Abrantes da Silva
    1312-1347
    DOI: https://doi.org/10.22409/gragoata.v26i56.49128

Resenhas

  • Os bastidores da construção do dicionário “Aurélio”

    Marcelo Módolo
    1348-1352
    DOI: https://doi.org/10.22409/gragoata.v26i56.48116