Imagens de uma metrópole do século (Rio diverso múltiplo)
Palavras-chave:
Rio de Janeiro, cidade partida, modernização excludente, século XX, ordem física/ordem simbólicaResumo
As cidades da América Latina são regidas por uma razão ordenadora que se revela em uma ordem social hierárquica e se atrelam a uma dupla vida - a ordem física (material) e a ordem dos signos (simbólica), como ressaltou Ángel Rama em A cidade das letras. Partindo dessa formulação, pretende-se rastrear as recorrências da imagem de "cidade partida", enquanto construção discursiva efetivada por narrativas de dois tempos do século XX (o início, que anuncia a modernização e o final, que a relê pelo viés pósmoderno), que representam o Rio de Janeiro. Da metrópole do século gestada pelas reformas da primeira década, que comandam uma lógica excludente, às micrópoles da última década, a cidade revela-se um permanente palco de uma guerra de relatos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
AUTORIZAÇÃO
Autores que publicam em Gragoatá concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Gragoatá.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Gragoatá.
A Gragoatá utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição CC BY 4.0 Internacional.