Imagens de uma metrópole do século (Rio diverso múltiplo)

Autores

  • Renato Cordeiro Gomes Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Palavras-chave:

Rio de Janeiro, cidade partida, modernização excludente, século XX, ordem física/ordem simbólica

Resumo

As cidades da América Latina são regidas por uma razão ordenadora que se revela em uma ordem social hierárquica e se atrelam a uma dupla vida - a ordem física (material) e a ordem dos signos (simbólica), como ressaltou Ángel Rama em A cidade das letras. Partindo dessa formulação, pretende-se rastrear as recorrências da imagem de "cidade partida", enquanto construção discursiva efetivada por narrativas de dois tempos do século XX (o início, que anuncia a modernização e o final, que a relê pelo viés pósmoderno), que representam o Rio de Janeiro. Da metrópole do século gestada pelas reformas da primeira década, que comandam uma lógica excludente, às micrópoles da última década, a cidade revela-se um permanente palco de uma guerra de relatos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renato Cordeiro Gomes, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Doutor em Letras pela PUC-Rio, onde é professor associado de Literatura Brasileira do Departamento de Comunicação Social e do Programa de Pós-graduação do Departamento de Letras. Autor de Todas as cidades, a cidade (Rio de Janeiro: Rocco, 1994), João do Rio: vielas do vício, ruas da graça (Rio de Janeiro: Relume-Durnará: RioArte, 1996), além de ensaios publicados no Brasil e no estrangeiro.

Downloads

Publicado

2001-06-30

Como Citar

Gomes, R. C. (2001). Imagens de uma metrópole do século (Rio diverso múltiplo). Gragoatá, 6(10), 37-50. Recuperado de https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/49016

Edição

Seção

Artigos