Imagens zoológicas da América Latina

Autores

  • Maria Esther Maciel Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Palavras-chave:

bestiário, identidade cultural, América Latina

Resumo

O presente trabalho aborda os relatos fantásticos sobre a fauna do Brasil e da América Latina surgidos no período dos descobrimentos, compilados nos livros Zoologia Fantástica do Brasil e Monstros e Monstrengos do Brasil, de Afonso d'Escragnolle Taunay, articulando-os com alguns bestiários de escritores e artistas latino-americanos do final do século XX, como o mexicano Francisco de Toledo e o brasileiro Wilson Bueno. Pretende-se, com tal articulação, discutir o caráter híbrido, inclassificável e "monstruoso" da chamada identidade latino-americana, bem como avaliar as implicações culturais da zoologia fantástica na construção de um conceito ficcional de América Latina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Esther Maciel, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Professora de Teoria da Literatura e Literatura Comparada da Faculdade de Letras da UFMG. Pós-doutorado pela University of London, onde ocupou também o cargo de Pesquisador Visitante (1999-2000). Autora, dentre outros, dos livros: As vertigens da lucidez: poesia e critica em Octavio Paz; Vôo Transverso: poesia, modernidade e fim do século XX e A palavra inquieta - homenagem a Octavio Paz.

Downloads

Publicado

2001-06-30

Como Citar

Maciel, M. E. (2001). Imagens zoológicas da América Latina. Gragoatá, 6(10), 89-96. Recuperado de https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/49020

Edição

Seção

Artigos