A trama dos labirintos: literatura e tradição em tempos de interregno

Autores

  • Olga Valeska Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Palavras-chave:

tradição, memória inventiva, Jorge Luis Borges, Literatura Comparada

Resumo

Esse ensaio busca refletir acerca da tradição e da memória no contexto da atualidade. Com esse objetivo, o conceito borgiano de "memória inventiva" é tomado como ponto de referência para discutir o papel do dado ficcional dentro do quadro interdiscursivo que configura a memória social. Nessa perspectiva, a "invenção" pode ser pensada como um elemento importante no procedimento tradutório capaz de estabelecer relações entre as diversas culturas sem, no entanto, forçar uma compreensão totalizadora de mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Olga Valeska, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Mestre em Teoria da Literatura pela UFMG e doutoranda em Literatura Comparada pela mesma instituição. Estuda a literatura hispano-americana desde 1993 e sua tese de dou torado analisa a poética borgiana. Algumas publicações: Os Passos Perdidos: mundos em contraponto (Cadernos de pesquisa. Belo Horizonte, NAPq/FALE/UFMG, especial, agosto, 1995); O Nome e o Barro: um estudo sobre a questão do saber e da tradição na perspectiva benjaminiana (Boletim do CESP. Belo Horizonte, v. 17, n. 21, jan.-dez. 1997).

Downloads

Publicado

2021-03-07

Como Citar

Valeska, O. (2021). A trama dos labirintos: literatura e tradição em tempos de interregno. Gragoatá, 6(10), 107-119. Recuperado de https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/49022

Edição

Seção

Artigos