Uma interpretação para a generalizada difusão da língua portuguesa no território brasileiro

Autores

  • Rosa Virgínia Mattos e Silva Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Palavras-chave:

ingüística histórica, história social, formação do português brasileiro

Resumo

No atual contexto de volta aos estudos referentes ao passado do Português Brasileiro, apresenta-se uma interpretação para a generalizada difusão da língua portuguesa no Brasil. Com base em dados de demografia histórica, mobilidade geográfica e social da população africana e de afro-descendentes e na ausência de escolarização desse numeroso contingente populacional, propõe-se que o chamado “português popular brasileiro” deve o seu “formato” atual à maneira como foi adquirido o Português por esse significativo segmento populacional que o difundiu por todo o território brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosa Virgínia Mattos e Silva, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Professora Titular de Língua Portuguesa da UFBA e pesquisadora do CNPq. Autora de obras e de artigos publicados em periódicos nacionais e no exterior, concentra seus estudos nas linhas de pesquisa em português arcaico, ensino de língua portuguesa e história do português. É coordenadora do Programa para a História da Língua Portuguesa do Departamento de Letras Vernáculas da UFBA.

Downloads

Publicado

2021-03-07

Como Citar

Mattos e Silva, R. V. (2021). Uma interpretação para a generalizada difusão da língua portuguesa no território brasileiro. Gragoatá, 5(9), 11-27. Recuperado de https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/49033