Multilingüismo e cantato de línguas

Autores

  • Hildo Honório do Couto Universidade Nacional de Brasília (UnB)

Palavras-chave:

multingüismo, contato-de-línguas, crioulização prévia

Resumo

O artigo discute a questão do multilingüismo e do contato de línguas no Brasil. Inicialmente, apresenta uma tipologia dos diversos tipos de contato e alguns de seus resultados possíveis, como pidgins e crioulos. Discute também a questão da crioulização /não-crioulização do português no Brasil, argumentando no sentido de que não há como provar nem uma nem outra posição com os dados disponíveis. Por fim, traça um pequeno apanhado das pesquisas brasileiras sobre cantata de línguas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hildo Honório do Couto, Universidade Nacional de Brasília (UnB)

Professor Titular de Lingüística da UnB, com Mestrado em Lingüística pela USP e Doutorado na Alemanha: Atua na linha de pesquisa da Crioulística e de Contato de Línguas. Autor das obras O crioulo português de Guiné-Bissau (Hamburgo) e Introdução ao estudo das línguas crioulas e pidgins (Editora EDUNB). E presidente da Associação Brasileira de Estudos Crioulos e Similares.

Downloads

Publicado

2021-03-07

Como Citar

Couto, H. H. do. (2021). Multilingüismo e cantato de línguas. Gragoatá, 5(9), 29-43. Recuperado de https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/49034