Articulação de orações: uma perspectiva variacionísta

Autores

  • Maria da Conceição de Paiva Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Palavras-chave:

articulação de orações, sociolingüística quantitativa, contribuições

Resumo

Neste artigo, fazemos uma reflexão sobre a aplicação do instrumental teórico-metodológico da Sociolingüística Quantitativa a fenômenos ligados à articulação de cláusulas. Em primeiro lugar, mostramos a forma como a abordagem variacionista tem sido utilizada para a descrição de aspectos como mobilidade de orações hipotáticas, vinculação entre orações, relação entre orações expandidas e reduzidas que codificam uma mesma relação semântica. A seguir, ressaltamos, a partir de uma ilustração com trabalhos já realizados, as contribuições que podem advir da aplicação do instrumental variacionista para a depreensão de diferenças entre formas de articulação de cláusulas e para a verificação de motivações conflitantes sobre um mesmo fenômeno. Salientamos também os limites de aplicação do modelo ao tratamento dos processos de articulação de orações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria da Conceição de Paiva, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professora de Lingüística da UFRJ, pesquisadora do CNPq. Na linha da Sociolingüística Quantitativa e do Funcionalismo, vem dedicando-se a fenômenos de articulação de orações, especialmente as causais, no português brasileiro.

Downloads

Publicado

2021-03-07

Como Citar

Paiva, M. da C. de. (2021). Articulação de orações: uma perspectiva variacionísta. Gragoatá, 5(9), 101-114. Recuperado de https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/49039