Articulação de orações: uma perspectiva variacionísta
Palavras-chave:
articulação de orações, sociolingüística quantitativa, contribuiçõesResumo
Neste artigo, fazemos uma reflexão sobre a aplicação do instrumental teórico-metodológico da Sociolingüística Quantitativa a fenômenos ligados à articulação de cláusulas. Em primeiro lugar, mostramos a forma como a abordagem variacionista tem sido utilizada para a descrição de aspectos como mobilidade de orações hipotáticas, vinculação entre orações, relação entre orações expandidas e reduzidas que codificam uma mesma relação semântica. A seguir, ressaltamos, a partir de uma ilustração com trabalhos já realizados, as contribuições que podem advir da aplicação do instrumental variacionista para a depreensão de diferenças entre formas de articulação de cláusulas e para a verificação de motivações conflitantes sobre um mesmo fenômeno. Salientamos também os limites de aplicação do modelo ao tratamento dos processos de articulação de orações.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
AUTORIZAÇÃO
Autores que publicam em Gragoatá concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Gragoatá.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Gragoatá.
A Gragoatá utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição CC BY 4.0 Internacional.