Variação na 2a pessoa: o pronome sujeito e a forma do imperativo
Palavras-chave:
variação, sujeito pronominal, segunda pessoa, imperativoResumo
Este artigo compara dois fenômenos em variação no português atual: a expressão do sujeito pronominal e as formas verbais de imperativo, ambas referentes à 2' pessoa do singular. O estudo compreende um período de um século e meio de história da língua, através da análise de peças teatrais escritas por autores cariocas ou ambientadas no Rio de Janeiro. A partir de análises quantitativas, utilizando o aparato teórico-metodológico da sociolingüística laboviana, correlaciona o percurso do pronome de 2a pessoa do singular à escolha das formas de imperativo, procurando encaixá-los numa perspectiva de mudança lingüística.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
AUTORIZAÇÃO
Autores que publicam em Gragoatá concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Gragoatá.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Gragoatá.
A Gragoatá utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição CC BY 4.0 Internacional.