Variação na 2a pessoa: o pronome sujeito e a forma do imperativo

Autores

  • Vera Lúcia Paredes Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Gilda Moreira dos Santos Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Tatiana de Oliveira Ribeiro Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Palavras-chave:

variação, sujeito pronominal, segunda pessoa, imperativo

Resumo

Este artigo compara dois fenômenos em variação no português atual: a expressão do sujeito pronominal e as formas verbais de imperativo, ambas referentes à 2' pessoa do singular. O estudo compreende um período de um século e meio de história da língua, através da análise de peças teatrais escritas por autores cariocas ou ambientadas no Rio de Janeiro. A partir de análises quantitativas, utilizando o aparato teórico-metodológico da sociolingüística laboviana, correlaciona o percurso do pronome de 2a pessoa do singular à escolha das formas de imperativo, procurando encaixá-los numa perspectiva de mudança lingüística.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vera Lúcia Paredes Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professora Adjunta, atuando no Programa de Pós-graduação em Lingüística / Faculdade de Letras das UFRJ. Doutora em Lingüística pela UFRJ. Publicações relacionadas: A distribuição dos pronomes de 2" pessoa do singular na fala carioca ao longo do século XX e Variação e funcionalidade no uso depronomes de 2" pessoa do singular no português carioca.

Gilda Moreira dos Santos, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Língüística/Faculdade de Letras da UFRJ. Foi bolsista de Iniciação Científica/ CNPq/PIBIC no Projeto Integrado "Programa de Estudos sobre os Usos da Língua" de 1996 a 1999.

Tatiana de Oliveira Ribeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Letras Clássicas/Faculdade de Letras da UFRJ. Foi bolsista de Iniciação Científica/CNPq/PIBIC no período de agosto de 1997 a julho de 1999.

Downloads

Publicado

2021-03-07

Como Citar

Silva, V. L. P., Santos, G. M. dos, & Ribeiro, T. de O. (2021). Variação na 2a pessoa: o pronome sujeito e a forma do imperativo. Gragoatá, 5(9), 115-123. Recuperado de https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/49040