A interface sociolinguística / gramaticalização

Autores

  • Anthony Julius Naro Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Maria Luiza Braga Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Palavras-chave:

variação lingüística, gramaticalização, divergência, estratificação

Resumo

Neste trabalho, discutimos a aplicação da análise quantitativa à gramaticalização, a partir dos princípios da divergência e estratificação. Defendemos que a variação estratificada pode ser investigada segundo a metodologia quantitativa, mas que a divergência cria uma situação mais complicada. Sustentamos, todavia, que, nos estágios iniciais da mudança, as formas/estruturas divergentes precisam ter significado igual ou semelhante, condição para a aplicação da reanálise.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anthony Julius Naro, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professor Titular de Lingüística da UFRJ. Introdutor da Sociolingüística Quantitativa no Brasil. Publicou Estudos diacrônicos e Tendências atuais de lingüística e de filologia no Brasil, obra que inclui bibliografia analítica de J. Mattoso Câmara. Autor de artigos e revistas nacionais e no exterior, vem dedicando-se à Lingüística Diacrônica, às línguas pidgín e crioulas e a processos de gramaticalização no português brasileiro.

Maria Luiza Braga, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professora Titular de Lingüística da UFRJ e pesquisadora do CNPq. Publicou, entre outras temas, artigos e ensaios sobre topicalização e clivagem em revistas nacionais e no exterior. Dedica-se, atualmente, ao estudo de processos de gramaticalização.

Downloads

Publicado

2021-03-07

Como Citar

Naro, A. J., & Braga, M. L. (2021). A interface sociolinguística / gramaticalização. Gragoatá, 5(9), 125-134. Recuperado de https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/49042