Uma abordagem pancrônica da sintaxe portuguesa

Autores

  • Lúcia Maria Alves Ferreira Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Maria Maura Cezário Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Mariângela Rios de Oliveira Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Mário Eduardo Martellota Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Sebastião Josué Votre Universidade Federal Fluminense (UFF)

Palavras-chave:

gramaticalização, estabilidade, pancronia, unidirecionalídade, mudança língüística

Resumo

Tomando por base a teoria da gramaticalização (Givón, 1990 e Hopper & Traugotl, 1993), o artigo examina aspectos da integração entre cláusulas em diferentes construções sintáticas (cláusulas adverbiais e adjetivas; construções com os verbos querer, mandar, deixar, poder e ver), em alguns casos em diferentes sincronias da língua. Além de processos de mudança diacronicamente atestados, é observada uma forte tendência à estabilidade de determinadas configurações semântico-sintáticas e usos. Focalizando principalmente as forças que se manifestam através da permanência e da estabilidade e que se atualizam em cada nova ·situação de comunicação, o artigo propõe uma revisão da hipótese da unidirecionalidade na mudança semântica e sintática nos processos de gramaticalização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lúcia Maria Alves Ferreira, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutora em Lingüística pela UFRJ; membro do Grupo de Estudos Discurso & Gramática; professora do Programa de Pós-graduação em Memória Social e Documento da UNIRIO.

Maria Maura Cezário, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutoranda e professora da UFRJ, é uma das organizadoras do livro Gramaticalização n’O português do Brasil-uma abordagem funcional. Membro do Grupo de Estudos Discurso & Gramática.

Mariângela Rios de Oliveira, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutora pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; professora da UFF; coordenadora do Grupo de Estudos Discurso & Gramática - UFF. Publicou Repetição em diálogos -análise funcional da conversação, além de artigos e capítulos de livros.

Mário Eduardo Martellota, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutor em Lingüística pela UFRJ e professor de Lingüística do Departamento de Lingüística e Filologia da mesma universidade; coordenador do Grupo de Estudos Discurso & Gramática na UFRJ. Publicou o livro Gramaticalização no português do Brasil-uma abordagem funcional, juntamente com Votre e Cezario, e organizou, ao lado de Mollica, Análises lingilísticas: a contribuição de Alzira Macedo.

Sebastião Josué Votre, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutor em Lingüística pela PUC -RJ e livre-docente em Lingüística pela UFRJ; professor titular de Lingüística (aposentado) da UFRJ; professor do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da UFF; fundador e membro do Grupo de Estudos Discurso & Gramática.

Downloads

Publicado

2021-03-07

Como Citar

Ferreira, L. M. A., Cezário, M. M., Oliveira, M. R. de, Martellota, M. E., & Votre, S. J. (2021). Uma abordagem pancrônica da sintaxe portuguesa. Gragoatá, 5(9), 135-153. Recuperado de https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/49043