Uma abordagem pancrônica da sintaxe portuguesa
Palavras-chave:
gramaticalização, estabilidade, pancronia, unidirecionalídade, mudança língüísticaResumo
Tomando por base a teoria da gramaticalização (Givón, 1990 e Hopper & Traugotl, 1993), o artigo examina aspectos da integração entre cláusulas em diferentes construções sintáticas (cláusulas adverbiais e adjetivas; construções com os verbos querer, mandar, deixar, poder e ver), em alguns casos em diferentes sincronias da língua. Além de processos de mudança diacronicamente atestados, é observada uma forte tendência à estabilidade de determinadas configurações semântico-sintáticas e usos. Focalizando principalmente as forças que se manifestam através da permanência e da estabilidade e que se atualizam em cada nova ·situação de comunicação, o artigo propõe uma revisão da hipótese da unidirecionalidade na mudança semântica e sintática nos processos de gramaticalização.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
AUTORIZAÇÃO
Autores que publicam em Gragoatá concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Gragoatá.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Gragoatá.
A Gragoatá utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição CC BY 4.0 Internacional.