O possessivo seu - diferentes tipos de ambigüidade e de posse

Autores

  • Jussara Abraçado Universidade Federal Fluminense (UFF)

Palavras-chave:

possessivo seu, ambigüidade, português brasileiro

Resumo

Estudo calcado no Funcionalismo Lingüístico. Focaliza os diferentes tipos de ambigüidade que se observam nos diferentes tipos de posse, envolvendo a relação entre possessivo seu e os seus candidatos a possuidores: 2a PS (você), 3a PS (ele), 2a PP (vocês) e 3a PP (eles). Busca explicitar o estabelecimento de seu como possessivo de você em detrimento de ele, vocês e eles. Apresenta evidências de que, somente em relação a você, o possessivo seu não desperta nenhum tipo de ambigüidade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Jussara Abraçado, Universidade Federal Fluminense (UFF)

    Professora Adjunto de Lingüística na UFF, doutora pela UFRJ. Tem trabalhos publicados em anais de congressos e revistas especializadas.

Downloads

Publicado

2021-03-07

Como Citar

O possessivo seu - diferentes tipos de ambigüidade e de posse. (2021). Gragoatá, 5(9), 193-203. https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/49046