Estratégias conversacionais no diálogo construído: em busca de uma teoria da “conversação literária”

Autores

  • Dino Preti Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP)

Palavras-chave:

diálogo literário, estratégias conversacionais, variações lingüísticas, fatores pragmáticos na conversação

Resumo

Este texto procura definir as estratégias conversacionais usadas pelas personagens, no diálogo literário, para atingir seus objetivos na interação verbal, considerando-se as condições pragmáticas que cercam o diálogo construído. Intenta apresentar, por meio de exemplos do romance de Graciliano Ramos, as várias etapas que constituem uma teoria para a análise da "conversação literária".

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dino Preti, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP)

Professor titular da USP (apos.) e professor da PUC/SP, na área de Língua Portuguesa. Trabalha com língua oral, em especial com variações lexicais (gíria). É coordenador do Projeto NURC/SP. Publicações mais recentes: A linguagem dos idosos; Análise de textos orais (org.); O discurso oral culto (org.); Estudos de língua falada - variações e confrontos (org.); Fala e escrita em questão (org.).Tem ensaios publicados em coletâneas nacionais e no exterior (Inglaterra e Alemanha).

Downloads

Publicado

2021-03-07

Como Citar

Preti, D. (2021). Estratégias conversacionais no diálogo construído: em busca de uma teoria da “conversação literária”. Gragoatá, 5(9), 205-220. Recuperado de https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/49047