Construindo um currículo decolonial com as vozes do sul: inglês como língua de denúncia contra violações de direitos humanos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v26i56.49087

Palavras-chave:

Currículo decolonial , Defensores/as de direitos humanos, Inglês como língua de denúncia, Vozes do Sul

Resumo

RESUMO: Apesar de inerente ao processo de globalização hegemônica, o inglês pode se configurar como língua(gem) de denúncia e interação entre defensores/as de direitos humanos do Sul Global. Com isso em mente, e a partir do diálogo intercultural com essas vozes do Sul (SANTOS, 2010), propomos um currículo decolonial para o ensino da língua inglesa com foco nas necessidades e demandas de defensores/as brasileiros/as. Lançamos mão de questionários desidentificados para os contextos nacional e internacional, cujas 159 respostas possibilitaram uma compreensão mais profunda das identidades, pertencimentos, ativismos e engajamentos linguísticos dos/as defensores/as. Primeiramente, adotamos uma postura de escuta orientada pelos imperativos interculturais de Boaventura de Sousa Santos (2010; 1997). E, no processo de diálogo, propomos um currículo composto por seções que reúnem temas, letramentos, formas-funções e gêneros que favorecem os/as defensores/as a projetar suas pautas de resistência e ativismo no cenário internacional. Dessa forma, dominar o inglês nesse contexto pode minimizar as ameaças de morte de defensores/as tornando suas ações mais visíveis e notórias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lesliê Vieira Mulico, CEFET/RJ

Lesliê Mulico é professor de inglês do Centro de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Rio de Janeiro), Doutor em Linguística Aplicada (2019) pelo Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da UFRJ. Mestre em Linguística (2013), Especialista em Linguística Aplicada (2009), bacharel e licenciado em Letras Inglês-Literaturas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atualmente desenvolve pesquisas com enfoque no ensino crítico da língua inglesa em prol dos Direitos Humanos, tendo como perspectiva teórica a a Análise Crítica do Discurso, a Multimodalidade, os Multiletramentos e o Letramento Sociointeracional Crítico, e, como objeto de estudo, a elaboração e usos situados de materiais didáticos.

Patrícia Helena da Silva Costa, Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME-RJ)

Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestra em Linguística Aplicada pela mesma instituição. Especialista em Letramento(s) e Práticas Educacionais e em Ensino de Línguas Estrangeiras, ambos pelo CEFET/RJ. Possui graduação em Letras - Inglês pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é Professora I de Inglês na SME/RJ. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: letramentos, ensino e aprendizagem de Língua Inglesa, avaliação e produção de material didático para o ensino de Línguas Adicionais.

Downloads

Publicado

2021-09-29

Como Citar

Mulico, L. V., & Costa, P. H. da S. (2021). Construindo um currículo decolonial com as vozes do sul: inglês como língua de denúncia contra violações de direitos humanos. Gragoatá, 26(56), 1273-1311. https://doi.org/10.22409/gragoata.v26i56.49087