Práticas decoloniais na plataforma educacional CGScholar: subjetificação, ecologia de saberes e o design de textos rizomáticos multimodais
DOI:
https://doi.org/10.22409/gragoata.v26i56.49128Palavras-chave:
CGScholar. Subjetificação. Ecologia de saberes. Escritas colaborativas rizomáticas. Multimodalidade.Resumo
Na virada digital, em que o conhecimento é considerado ubíquo (COPE; KALANTZIS, 2009) e a aprendizagem fora da escola é permanente, quais conhecimentos a educação formal pode oferecer? Apesar da existência da infraestrutura digital há mais de três décadas, as instituições de ensino encontram-se despreparadas e desatualizadas para retomar o ensino em ambientes digitais de aprendizagem durante o isolamento social decorrente da pandemia da COVID-19. O artigo é uma narrativa de experiência na plataforma educacional CGScholar durante o ensino remoto, numa universidade pública, e reflete sobre a desconstrução de algumas das verdades da modernidade sobre sujeito, língua, texto, educação e cidadania, através de práticas decoloniais de subjetificação (BIESTA, 2020), da metodologia de ecologia de saberes (SANTOS, 2012) e de uma escrita multimodal rizomática (DELEUZE; GUATTARI, 1995). A pesquisa sobre esses gestos decoloniais no suporte digital não busca introduzir novas verdades através da glorificação da tecnologia como a única solução às mazelas que atormentam a educação pública, mas a possibilidade de transformar, através da escrita, os nossos saberes em relação às trocas possíveis numa plataforma educacional.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
AUTORIZAÇÃO
Autores que publicam em Gragoatá concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Gragoatá.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Gragoatá.
A Gragoatá utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição CC BY 4.0 Internacional.