Etno-histórias nas escolas brasileiras: um caminho de aproximação com os povos indígenas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/gragoata.v26i56.49151

Palavras-chave:

Decolonialidade. Identidades indígenas. Literatura. Etno-histórias.

Resumo

Neste artigo, temos o objetivo de discutir a literatura indígena e apresentar alguns aspectos a serem considerados visando atender a Lei de número 11.645/2008 (BRASIL, 2008), que exige o trabalho e a valorização das questões étnico-raciais em instituições escolares. Para melhor contemplar o olhar sobre a identidade plural dos diferentes povos originários latino-americanos na contemporaneidade, buscamos apoio nas legislações específicas que versam sobre questões étnicas. Pautando-se em recentes estudos sobre literatura e ensino (AMORIM; SILVA, 2019; MARTIN, 2015) e da literatura indígena (WERÁ, 2017; MUNDURUKU, 2012), descrevemos uma possibilidade de inserção de etno-histórias no âmbito escolar de forma a atender às suas especificidades. Para tal, trazemos apontamentos para o trabalho com a literatura indígena, expondo desde o processo de eleição das obras até a leitura em sala de aula, e ilustramos nossa proposta com o texto poético Pé no chão, de Gustavo Caboco (2018). Mais do que fomentar o atendimento da legislação, por meio das produções literárias, visamos fomentar o trabalho com questões étnico-raciais de modo não estereotipado, compreendendo o sujeito indígena como um ser social que vê na sua literatura um caminho para sua visibilidade e a manutenção da história coletiva. Ainda, esperamos colaborar com a ressignificação da luta e do imaginário sobre os diferentes povos indígenas e a compreensão da impossibilidade de ficcionalização completa das obras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rogério Back, UFPR

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Paraná (PPGL/UFPR), Área de concentração em Estudos Linguísticos e Linha de pesquisa: Linguagens, culturas e identidades: ensino e aprendizagem. Licenciado em Letras - Língua Espanhola e Literaturas da Língua Espanhola pela Universidade Federal de Santa Catarina (2018). Especialista em Compreensão de Textos e Tradução da Língua Espanhola pela Faculdade de Educação São Luís (2019). Membro do Grupo de Pesquisa Identidade e Leitura (CNPq/UFPR). Pesquisa o papel das literaturas indígenas contemporâneas em língua espanhola para a ressignificação da identidade plural dos diferentes povos originarios latinoamericanos.

Ana Paula Marques Beato Canato, UFPR

Graduada em Letras (UNESP-Assis), mestre e doutora em Estudos da Linguagem (UEL-Londrina). Fez pós-doutorado em Linguística Aplicada, no Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (UFRJ). É docente do curso de Letras-Inglês, na UFPR, onde também atua no Programa de Pós-Graduação em Letras e participa do Grupo de Pesquisa Identidade e Leitura (CNPq/UFPR). Seus interesses atuais são formação de professoras/es e ensino-aprendizagem, com focos em análise de materiais didáticos, questões identitárias (com enfoque em grupos minorizados) e políticas linguísticas. Também trabalha com discurso de ódio, especialmente sobre educação.

Marcel Alvaro de Amorim, IFRJ

Possui Graduação em Letras pelo Centro Universitário de Barra Mansa - UBM, Especialização em Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e Mestrado e Doutorado em Letras (Linguística Aplicada) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Foi Pesquisador Visitante no Programa Modernity and Cultural Transfer da Aarhus Universitet, Dinamarca, e realizou pesquisa de pós-doutoramento em Estudos Brasileiros no Brazil Institute do Kings College London, Inglaterra. É professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro- IFRJ, atuando no Programa Profissional de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT-IFRJ, e docente do Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Federal do Rio de Janeiro - PIPGLA-UFRJ. Tem experiência nas áreas de Linguística Aplicada, Estudos Bakhtinianos e Estudos Brasileiros. Áreas de Interesse: Literatura e Ensino, Letramento Literário e Tradução/Adaptação.

Downloads

Publicado

2021-09-29

Como Citar

Back, R., Beato Canato, A. P. M., & Amorim, M. A. de. (2021). Etno-histórias nas escolas brasileiras: um caminho de aproximação com os povos indígenas. Gragoatá, 26(56), 1018-1051. https://doi.org/10.22409/gragoata.v26i56.49151